Correio Braziliense
postado em 24/06/2020 04:08
Guará
Teste de covid-19
A comerciante Marília dos Santos, 35 anos, moradora do Guará, reclamou que não consegue agendar, no site da Secretaria de Saúde, o teste da covid-19. “Sempre que tento fazer o agendamento, diz que não há vagas disponíveis na minha região. Não sei se é verdade, mas ouvi que alguns pontos de testagem já não estão mais em funcionamento. É isso mesmo?”, questiona. “Gostaria de tentar agendar em outra unidade, já que na minha região não há vagas”, complementa.
» A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) informou que as dificuldades relatadas pelos usuários são consequência da grande procura pelo exame. São disponibilizados, em média, 500 testes por dia, em cada ponto. A pasta salientou que foram feitos 240 mil testes rápidos para covid-19 desde o dia 21 de abril. Acrescentaram que, na última segunda-feira, foram realizados 3007 exames nos dez postos de drive-thru, 757 com resultados positivos. A SES/DF esclareceu que a orientação é para que façam a testagem apenas pessoas que apresentem os sintomas. Aqueles que não conseguem realizar o exame e estão com sintomas, podem buscar uma Unidade básica de Saúde (UBS). A testagem nessas unidades foi intensificada, e o site da pasta disponibiliza a lista das 98 UBS de referência para o teste em todas as regiões do DF.
Samambaia
Feira fechada
O vigilante Antônio Lima, 50 anos, morador de Samambaia, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que a feira da quadra 421 foi fechada. “Tem um decreto que permite às feiras abrirem, mas por que essa não pode? As feiras de outras cidades estão funcionando. Muitas pessoas dependem desse serviço”, destaca. “O pessoal do DF Legal foi educado com todos, mas é preciso esclarecer porquê os feirantes não podem trabalhar”.
» O DF Legal informou que a feira regular da quadra 421, de Samambaia, pode funcionar normalmente. A que está proibida é a conhecida como "Feira do Rolo”, uma vez que a maioria do que é comercializado no local é de origem desconhecida ou ilícita. Salientaram que a venda de hortifrutigranjeiros pode ser feita dentro da feira regular. A pasta esclareceu ainda que a fiscalização de feiras e da atividade comercial é feita, diariamente, pelo órgão, em todo o Distrito Federal.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.