Cidades

Covid-19: servidores do Hospital de Samambaia atendidos por telemedicina

A iniciativa reduz o fluxo dos servidores com suspeita da covid-19 nas dependências da unidade

Correio Braziliense
postado em 24/06/2020 10:00
Uma tenda foi instalada no estacionamento interno da unidade para que os servidores sejam testados.O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) criou um canal de telemedicina para atender os servidores e terceirizados, com sintomas gripais ou do coronavírus. A medida reduz o trânsito de funcionários possivelmente infectados pelo novo coronavírus nas dependências da unidade, reduzindo o índice de transmissão do vírus para outros profissionais e pacientes que aguardam atendimentos, exames, cirurgias e acompanhantes. Além disso, uma tenda foi instalada no estacionamento interno da unidade para que os servidores sejam testados.
 
Durante o acolhimento, se o servidor apresentar sintomas agravados, ele será encaminhado imediatamente para atendimento médico no pronto-socorro.O teleatendimento funciona desde 8 de junho e, até o momento, já atendeu 35 profissionais e testou 11. Todos os testes foram positivos para o coronavírus. Ao ser testado positivo para o vírus, o trabalhador é afastado por 14 dias para cumprir a quarentena. Se não, volta imediatamente ao trabalho. Os testes na tenda ocorrem às segundas, quartas e sextas.

O chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do HRSam, Danilo Saigg, lembra que o servidor com sintomas da covid-19 será acolhido e, apresentando sintomas leves, deverá ir para casa e aguardar atendimento por videochamada. “Temos um médico exclusivo para fazer esse atendimento e avaliar o profissional. Durante a avaliação, se o médico considera necessário fazer o teste, o servidor é encaminhado para a tenda e fará o exame, seja o teste rápido, ou com coleta de swab nasal”, explica.
 

Medidas similares


Nesta semana, o Hospital Regional de Ceilândia também adotou um novo fluxo para o atendimento na Emergência com objetivo de reduzir o tempo de espera. Lá, os servidores que estão com suspeita de infecção pelo coronavírus e com sintomas leves recebem atendimento em um ambulatório exclusivo. Desta forma, o PS atenderá somente a população com suspeita da covid-19 e servidores com sintomas graves. 

Saiba Mais

Já no Hospital Regional de Sobradinho, a alteração foi nos locais de funcionamento das emergências adulta e pediátrica. Os atendimentos para os dois públicos ocorriam no mesmo espaço. Agora, clínica médica e pediatria funcionam em locais diferentes visando a segurança das crianças que precisam de atendimento emergencial.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags