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Tesourinha da Asa Sul: trânsito deve ser liberado nos próximos dias

A revitalização das tesourinhas abrange 96 acessos, viários às superquadras e ao comércio local do Plano Piloto. Obras estão 90% concluídas em alguns trechos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 24/06/2020 12:35
 (foto: Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

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(foto: Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília )
Os trabalhos nas tesourinhas  estão avançando e algumas da Asa Norte já foram liberadasNa última terça-feira (23/6), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) concluiu a reforma das tesourinhas das quadras de final 3 e 4 da Asa Sul. O trânsito deve ser liberado nos próximos dias, assim que o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) sinalizar as vias. O GDF esclareceu que a reforma das tesourinhas das Asas Sul e Norte, em obras que abrangem os 96 acessos viários às superquadras e ao comércio local do Plano Piloto, estão com pelo menos 90% dos trabalhos concluídos.

O trabalho foi dividido em quatro etapas, com o fechamento de quatro tesourinhas de cada vez ; duas em cada Asa. A restauração começou em novembro do ano passado nas quadras de finais 7/8 e 15/16 da Asa Norte e 3/4 e 15/16 da Asa Sul.

Asa Norte


[SAIBAMAIS]Na Asa Norte, as obras seguem o cronograma inicialmente estabelecido. A empresa licitada para executar a reforma está concluindo a segunda etapa, o conjunto das quadras 5/6 e 11/12. Com a estrutura recuperada em 90%, quando a responsável terminar sua parte, a obra entra na fase de urbanização. Depois disso, o trânsito é liberado.

Nessa etapa, que demanda de sete a dez dias, será feito o recapeamento no asfalto, replantio de grama nas partes danificadas, limpeza das bocas de lobo, pintura e recuperação dos meios-fios e pintura de nova sinalização. Nas próximas semanas, a empresa responsável pela recuperação estrutural assume as tesourinhas das quadras 3/4 e 13/14, a terceira etapa do trabalho.

Asa Sul


Já na Asa Sul, as tesourinhas eram revestidas por tijolos vermelhos, o que acabou escondendo o real estado de conservação do concreto. Durante a retirada do revestimento, os operários descobriram que havia mais reparos a serem feitos.

;A estrutura de aço estava mais danificada do que imaginávamos;, relata o chefe do Departamento de Edificações da Novacap, Luciano Humberto de Sousa. Ele conta que as tesourinhas nunca tinham sido reformadas em 60 anos, tempo ao longo do qual muitas delas nem sequer passaram por manutenção.

Estrutura comprometida


Nenhum conjunto de tesourinhas da Asa Sul pôde ser liberado para a passagem de carros até o momento. A obra das quadras 3/4 acaba de ficar pronta e o conjunto da 15/16 Sul está com 95% de conclusão, devendo ser reaberto em breve, após a urbanização. A empresa já começou a revitalização das quadras de finais 7/8 Sul, a etapa seguinte da reforma.

Como já havia três conjuntos de tesourinhas interditados na Asa Sul, a Novacap, após consultar o Detran, decidiu não fechar as tesourinhas da 13/14, que seriam as próximas a passar por reparos, de acordo com o cronograma, para não atrapalhar o trânsito.

Foco na segurança

Assim que o trânsito da 3/4 for reaberto, as equipes da 15/16 levarão os tapumes que protegem o canteiro de obras para a 13/14 Sul e apenas duas tesourinhas na Asa Sul ficarão fechadas, conforme o planejamento inicial feito pela Novacap.

Os motoristas que circulam nos eixos W e L e precisam passar sob as tesourinhas para acessar as quadras do Plano Piloto não escondem o medo de as estruturas desabarem. ;Brasília está ficando velha, não faz sentido um viaduto nunca ter sido reformado;, aponta o taxista Ronaldo Francisco da Silva, 55 anos. ;Não gosto de ficar parado embaixo da Rodoviária;.

Frederico Martins, 40 anos, mora na 412 Sul. Motorista de aplicativo, ele circula constantemente entre as Asas Sul e Norte. Ele disse que os motoristas precisaram enfrentar trânsito lento por causa das obras, mas considera que a reforma é mais importante. ;É uma questão de segurança;, conclui.
*Com informações da Agência Brasília


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