Correio Braziliense
postado em 24/06/2020 12:35
Na última terça-feira (23/6), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) concluiu a reforma das tesourinhas das quadras de final 3 e 4 da Asa Sul. O trânsito deve ser liberado nos próximos dias, assim que o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) sinalizar as vias. O GDF esclareceu que a reforma das tesourinhas das Asas Sul e Norte, em obras que abrangem os 96 acessos viários às superquadras e ao comércio local do Plano Piloto, estão com pelo menos 90% dos trabalhos concluídos.
O trabalho foi dividido em quatro etapas, com o fechamento de quatro tesourinhas de cada vez – duas em cada Asa. A restauração começou em novembro do ano passado nas quadras de finais 7/8 e 15/16 da Asa Norte e 3/4 e 15/16 da Asa Sul.
Asa Norte
Saiba Mais
Nessa etapa, que demanda de sete a dez dias, será feito o recapeamento no asfalto, replantio de grama nas partes danificadas, limpeza das bocas de lobo, pintura e recuperação dos meios-fios e pintura de nova sinalização. Nas próximas semanas, a empresa responsável pela recuperação estrutural assume as tesourinhas das quadras 3/4 e 13/14, a terceira etapa do trabalho.
Asa Sul
Já na Asa Sul, as tesourinhas eram revestidas por tijolos vermelhos, o que acabou escondendo o real estado de conservação do concreto. Durante a retirada do revestimento, os operários descobriram que havia mais reparos a serem feitos.
“A estrutura de aço estava mais danificada do que imaginávamos”, relata o chefe do Departamento de Edificações da Novacap, Luciano Humberto de Sousa. Ele conta que as tesourinhas nunca tinham sido reformadas em 60 anos, tempo ao longo do qual muitas delas nem sequer passaram por manutenção.
Estrutura comprometida
Nenhum conjunto de tesourinhas da Asa Sul pôde ser liberado para a passagem de carros até o momento. A obra das quadras 3/4 acaba de ficar pronta e o conjunto da 15/16 Sul está com 95% de conclusão, devendo ser reaberto em breve, após a urbanização. A empresa já começou a revitalização das quadras de finais 7/8 Sul, a etapa seguinte da reforma.
Como já havia três conjuntos de tesourinhas interditados na Asa Sul, a Novacap, após consultar o Detran, decidiu não fechar as tesourinhas da 13/14, que seriam as próximas a passar por reparos, de acordo com o cronograma, para não atrapalhar o trânsito.
Foco na segurança
Assim que o trânsito da 3/4 for reaberto, as equipes da 15/16 levarão os tapumes que protegem o canteiro de obras para a 13/14 Sul e apenas duas tesourinhas na Asa Sul ficarão fechadas, conforme o planejamento inicial feito pela Novacap.
Os motoristas que circulam nos eixos W e L e precisam passar sob as tesourinhas para acessar as quadras do Plano Piloto não escondem o medo de as estruturas desabarem. “Brasília está ficando velha, não faz sentido um viaduto nunca ter sido reformado”, aponta o taxista Ronaldo Francisco da Silva, 55 anos. “Não gosto de ficar parado embaixo da Rodoviária”.
Frederico Martins, 40 anos, mora na 412 Sul. Motorista de aplicativo, ele circula constantemente entre as Asas Sul e Norte. Ele disse que os motoristas precisaram enfrentar trânsito lento por causa das obras, mas considera que a reforma é mais importante. “É uma questão de segurança”, conclui.
*Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.