Cidades

Bancos de Leite precisam de doação de frascos de vidro

Saiba quais são os tipos adequados para doar e onde estão os pontos de coleta do produto

Correio Braziliense
postado em 24/06/2020 16:34

Frascos com a tampa de plástico são os ideais para armazenar o leite humanoFrascos de vidro com capacidade de 150 e 300 mililitros são necessários ao funcionamento dos Bancos de Leite Humano do Distrito Federal (BLH). E, neste momento, eles contam com a colaboração da sociedade para reabastecer os seus estoques de vasilhames. As doações podem ser feitas em um dos 12 pontos dos BLH ou em postos de coletas disponibilizados em hospitais públicos.

O leite das doadoras precisa passar por um processo de pasteurização, que significa ser aquecido durante 30 minutos a 62,5°C. Para aguentar o procedimento sem danificar o leite, os potes de vidro devem ter tampa plástica. Os recipientes inteiriços de plástico não suportam ao calor. 

Os mais indicados para a função são os vidrinhos semelhantes ao do café solúvel por terem uma abertura maior e a tampa mais adequada. Os potes de azeitona e conservas não são os ideais, pois a tampa a vácuo metálica corre risco de oxidar e contaminar o leite. 


Mamães doadoras



Além dos vasilhames, mulheres lactantes são convidadas a doar o excedente de leite. Para isso, basta se cadastrar no portal Amamenta Brasília ou pelo telefone 160, opção 4. A coleta é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar, que vai à casa da doadora. Todas as informações sobre o procedimento, rota de coleta e exigências estão no site da Secretaria de Saúde do DF e dos BLH. 

A coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno, Miriam Santos, elucida que toda mulher que esteja amamentando pode ser uma potencial doadora e que, “um pote de 300 ml pode alimentar até 10 bebês”. Em 2019, o DF contava com 6,2 mil mulheres cadastradas e o leite recebido beneficiava mais de 14 mil recebedoras. 


Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags