Cidades

Covid-19: cirurgias eletivas serão suspensas durante o pico da pandemia

De acordo com a Secretaria de Saúde, de 29 de junho a 10 de julho, não será feito nenhum procedimento cirúrgico exceto os atendimentos oncológicos, cardiovasculares e cirurgias de transplantes

Correio Braziliense
postado em 24/06/2020 23:52
Cirurgias eletivas serão suspensas por 12 dias durante o pico da pandemia de covid-19 para disponibilizar leitos de UTIA partir da próxima segunda-feira (29/6), os procedimentos cirúrgicos eletivos nos hospitais públicos do Distrito Federal ficarão suspensos. A medida definida pela Secretaria de Saúde visa garantir mais 14 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para reforçar o atendimento durante o período de pico da pandemia do novo coronavírus. A suspensão valerá por 12 dias, com a previsão de retorno em 10 de julho. 

Nos casos oncológicos, cirurgias cardiovasculares e transplantes, o atendimento segue normalmente. A determinação foi divulgada em uma circular entre os gestores da pasta. Para o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares, a suspensão será importante para assegurar uma retaguarda de leitos em um momento em que é esperado uma demanda maior nos hospitais.

De acordo com o gestor, cada hospital público tem entre dois a três leitos reservados às cirurgias eletivas. Além das enfermarias cirúrgicas que também podem ser utilizadas como suporte, caso seja necessário.

“Elas podem se tornar enfermarias de retaguarda para egressos de UTI. Por exemplo, pacientes que tiveram alta podem voltar às enfermarias, para termos um giro de leitos maior e não sobrecarregar o sistema de saúde, porque outras demandas vão continuar, como infarto ou AVC. As emergências também continuarão funcionando normalmente, com os politraumatismos”, explicou Tavares.


Remarcação 

 
Os pacientes com cirurgia de menor gravidade agendada entre 29 de junho e 10 de julho, serão remarcados para depois dessa data. No entanto, essa semana continua normal, para não ter prejuízo aos que já se programaram. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags