Cidades

Combate às drogas ganha ação integrada com fiscalização do DF Legal

Em quatro dias, mais de 200 pessoas foram abordadas pela PMDF: estabelecimentos foram fechados ou interditados pelo DF Legal

Correio Braziliense
postado em 25/06/2020 12:19
Na Semana Nacional de Políticas sobre Drogas no Distrito Federal, que ocorre de 19 a 26 de junho, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) lançou, na noite da última terça-feira (23/6), a Operação “Vita Salutem”  (Proteção de Vidas). A ação ocorreu na Estrutural com a presença do DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).  O objetivo é reduzir índices criminais em regiões da capital com foco no combate ao tráfico de substâncias entorpecentes.

“A operação está sendo realizada de forma integrada para que, desta forma, possamos alcançar resultados ainda mais eficientes. No último final de semana iniciamos ações operacionais e de inteligência pontuais com as instituições parceiras. Esta operação ocorre de forma corriqueira, mas nesta semana estamos focando no combate ao tráfico de drogas. A participação do DF Legal é para fiscalizar o uso de máscara e funcionamento de estabelecimentos comerciais”, explicou o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres.

Saiba Mais

O secretário do DF Legal, Gutemberg Tosatte, explicou a atuação do órgão no decorrer da ação. “Dentro de nossas atribuições, vamos auxiliar na fiscalização de comércios, se podem estar funcionando, se possuem licenciamento e também orientar a todos quanto à importância do uso de máscaras”.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) faz o policiamento ostensivo e preventivo. O Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) acompanha todas as ações. Durante a operação na Estrutural foram realizadas vinte abordagens e apreensão de um celular que havia sido furtado.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apoia a confirmação de identidade e também dando cumprimento a mandados de prisão. “A Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) e demais delegacias de área darão apoio à operação e durante a semana, com ações voltadas especificamente para a retirada de drogas de circulação”, explicou o coordenador da Cord, o delegado Rogério Henrique Oliveira.

O Departamento de Trânsito (Detran-DF), juntamente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) fazem pontos de bloqueio e controle de trânsito nos acessos às cidades definidas como área de interesse operacional.

Operação ocorre desde sexta


A Operação começou última sexta-feira (19/6) e passou pelas cidades de São Sebastião, Ceilândia e Sol Nascente, apesar da campanha ser lançada apenas na terça-feira (23/6). Durante quatro dias, mais de duzentas pessoas foram abordadas pela PMDF. Onze estabelecimentos foram fechados e um interditado pelo DF LEGAL por não cumprirem as normas. O Detran notificou cinquenta motoristas e o DER/DF também apoiou a operação. A PCDF averiguou vinte e oito mandados de prisão e busca de veículos.

De acordo com o subsecretário de Operações Integradas, coronel Márcio Vasconcelos, a ação de multiagências reuniu esforço operacional necessário. “A atuação de todos mostra a excelente relação e a integração existente entre os órgãos demonstrando o compromisso de todos com a população do DF”.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags