Correio Braziliense
postado em 25/06/2020 16:02
A autorização para o retorno gradual da coleta seletiva ocorreu em 30 de maio. No entanto, a volta das atividades está condicionada à apresentação de um plano de segurança e prevenção de riscos por cada uma das cooperativas e empresas envolvidas nesse serviço.
Por causa das medidas de enfrentamento ao coronavírus, a cooperativas estavam paradas desde 20 de março. Atualmente, sete das 11 associações que mantêm contrato de coleta seletiva com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) tiveram autorização concedida para retomada.
Saiba Mais
Outras duas também tiveram autorização concedida: a Vencendo Obstáculos, que atende o Cruzeiro Velho e a Grandes Geradores, começa a operação na próxima segunda-feira (29/6). Já a Recicla Mais Brasil, responsável pelo Paranoá e Itapoã, deve retornar a coleta em 6 de julho, após realizar um trabalho de mobilização nas regiões atendidas.
De acordo com o assessor técnico do SLU e coordenador do grupo de avaliação dos planos de segurança, Chico Mendes, são 26 itens exigidos das cooperativas. Entre eles, manter o distanciamento de, no mínimo 1,5 metro, instalação de pia com sabão e água corrente nos galpões, álcool em gel 70% na área administrativa, higienização dos caminhões e afastamento de todos os funcionários classificados como grupo de risco.
Os resíduos coletados também devem permanecer em quarentena por 48 horas. São critérios que, segundo o assessor, serão constantemente fiscalizados. Todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de garantir a saúde dos trabalhadores das cooperativas e evitar os riscos de contaminação.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.