Cidades

Parque da Cidade recebe feira drive-thru de alimentos neste fim de semana

Está prevista a participação de 32 produtores de alimentos naturais, processados como queijo, licores, doces e geleias, além de floriculturas. Evento ocorre no sábado, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade

Correio Braziliense
postado em 25/06/2020 21:52
Vitor José Lara produz geleias e goiabadas. A Receita de família vem do Sul de Minas GeraisDesde o início da pandemia, vários produtores rurais tiveram a renda drasticamente reduzida, mesmo com a reabertura de feiras permanentes no Distrito Federal, em abril. Como uma forma de auxiliar os feirantes nesse momento difícil, o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) criou um sistema diferente de vendas para o setor. 
 
A primeira edição da Feira Segura, no modelo drive-thru, ocorrerá no próximo sábado (27/6), no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, das 9h às 13h. A ação é uma das opções que viabiliza a continuidade das feiras livres tradicionais, adaptadas a um novo modelo, que segue as orientações de segurança dos órgãos de saúde para evitar o contágio por coronavírus.
 
 
 
No local, haverá um cardápio em que o cliente poderá escolher o produto sem sair do veículo. Além disso, o atendimento será dividido em três estações. Na primeira, os consumidores farão os pedidos; na segunda, o pagamento; e na terceira, serão entregues produtos higienizados e embalados.
 
Esse sistema de drive-thru já é aplicado em feiras de outras unidades da Federação, e tem o objetivo evitar aglomerações e contato excessivo com os produtos à venda. “Com o distanciamento das barracas, o uso de máscara, a disponibilidade de álcool em gel e os insumos previamente embalados é possível evitar o hábito de escolha, muito comum em feiras, o que acaba gerando aglomeração”, explica o coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira.
 
Segundo Matheus, para que nenhum produtor rural saia em desvantagem, o Senar combinou com os produtores um preço fechado e o volume de alimentos que cada um levará à feira. Em relação aos preparativos do evento, Ferreira conta que “todo o treinamento é feito por meio de videoconferência. No caso de produtores rurais que não possuem acesso à internet e dispositivos eletrônicos, a orientação ocorre ao ar livre, geralmente, no local da feira, levando em consideração as medidas de distanciamento social”, esclarece.
 
Superação 
 
Vitor José Lara produz geleias e goiabadas. A Receita de família vem do Sul de Minas Gerais
 
O produtor de goiaba e geleias de Brazlândia Vitor José Lara, 55 anos, está sem vender produtos desde o dia 6 de março, quando o feirante participou da Festa da Goiaba. No entanto, ele está com muita expectativa para sábado. “Eu estava em todas as feiras que foram canceladas, mas estámos sobrevivendo e com a esperança de melhorar e de existir mais feiras, pois há muito produtores que não participam das poucas em funcionamento”, conta o produtor. 
 
O feirante Carlos Alberto Carvalho, 65, atua, há mais de 30 anos, na produção de frango caipira, ovo, café, laranja, limão, batata doce, mandioca e filé de tilápia. Ele relata que o momento é de grande dificuldade. “Nós estamos em um período muito crítico, mas não paramos. Estamos indo devagar e diminuímos a produção, não podemos deixar a peteca cair. Muitas pessoas dependem da gente, como os funcionários”, diz Carlos Alberto.
 
O produtor rural, que estará na Feira Segura, costumava realizar entregas de alimentos para merenda escolar de escolas da rede pública. Com a paralisação nas escolas, a renda reduziu consideravelmente. Ele procurou outras alternativas para driblar a crise, contudo, ainda não foi o suficiente. “Nós fizemos uma cesta e entregamos para os fregueses, mas em Brasília todos os locais são distantes; o ideal é ter um ponto de encontro como o de sábado”, afirma Carlos.
 

Serviço

Data: 27 de junho (sábado)
Horário: das 9h às 13h
Local: Parque da Cidade — estacionamento 12 (Parque Ana Lídia)
 
 
*Estagiária sob supervisão de Adson Boaventura

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags