Cidades

DF registra mais de 39 mil casos de dengue e 33 mortes pela doença

Dados de casos e mortes por dengue são do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, nesta sexta-feira (26/6)

Correio Braziliense
postado em 26/06/2020 21:18
Casos de dengue ultrapassam os 39 mil no DFAté a primeira quinzena de junho, o Distrito Federal registrou 39.219 casos de dengue e 33 mortes pela doença. O número de notificações prováveis subiu 21,85% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 32.256 infectados. No entanto, a quantidade de mortes é menor — em 2019, foram 39 vítimas do vírus. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, nesta sexta-feira (26/6). 

As regiões administrativas com mais registros da doença são Ceilândia, com 4.527 infectados, Gama, com 4.424 casos, e Santa Maria, com 3.386 ocorrências prováveis. O SIA teve apenas 10 notificações.

Em relação às vítimas, o Gama registrou oito mortes por complicações da dengue. Ceilândia aparece em seguida, com três óbitos pela doença. As regiões de Sobradinho, Guará, Planaltina, Sobradinho 2, Lago Sul, Recanto da Emas, Taguatinga e Santa Maria, registraram duas mortes cada. E as outras seis vítimas eram moradoras do Riacho Fundo 2, Paranoá, Fercal, Águas Claras, Samambaia e Vicente Pires. 

O informativo divulgado pela secretaria apresenta ainda os casos de febre chikungunya e da doença aguda pelo vírus da zika, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que também é o transmissor da dengue. 

Ao todo, a pasta contabilizou 135 ocorrências da febre chikungunya, sendo que 130 são de residentes do DF. Do vírus da zika, 33 moram no DF e dois em outras unidades federativas. Por febre amarela, foram 17 casos notificados nos quais os exames realizados não confirmaram a doença.

As regiões com mais registros de chikungunya foram: Ceilândia, com 25 casos; Samambaia (10) e Recanto das Emas (9). Por outro lado, não houve registro da doença em moradores do Gama, Santa Maria, Varjão, Riacho Fundo 1, SIA, jardim Botânico e Fercal.

Em relação ao vírus da zika, 11 regiões administrativas registraram casos. Ceilândia e Vicente Pires foram as que mais registraram, com sete casos cada, seguidas por Águas Claras (5), Samambaia (3), Recanto das Emas (2), Taguatinga (2), Planaltina (2), Estrutural (1), Guará (1), Sobradinho 1 (1) e Sobradinho 2 (1).


Combate 

Com o intuito de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o Governo do Distrito Federal tem realizado diversas ações nas regiões administrativas. Por meio do programa Sanear Dengue, a Vigilância Ambiental intensificou os esforços para conscientizar a população, eliminam possíveis focos do inseto. 

Diariamente, equipes recolhem lixo, entulho, carcaças e recipientes que podem acumular água. Além da utilização de um drone para monitorar áreas de difícil acesso ou terrenos fechados. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags