Correio Braziliense
postado em 27/06/2020 04:06
Samambaia
Rua suja
A professora Lúcia Schwarz, 65 anos, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que uma rua próxima à residência dela, em Samambaia, está muito suja. “O SLU veio e prometeu limpar a região durante 15 dias, mas só apareceu duas vezes, a bagunça continua. Além disso, a lixeira é pequena para um edifício de kitnet. Acho que deveria haver um contêiner no prédio, que fosse colocado para fora no dia da coleta”, relata. “Fui passear com meu cachorro, e um caco de vidro entrou na pata do bichinho, tudo por conta da sujeira”, complementa. A professora também explicou que o problema é recorrente na região, e que o dono do terreno onde se encontram os resíduos não toma providências.
» O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que não realiza limpeza em áreas particulares, mas os serviços de varrição e catação nas ruas e avenidas são diários e seguem um cronograma de atuação por quadras, para atender a todos. O cidadão pode colaborar para manter a limpeza, evitando jogar o lixo no chão. O SLU também esclareceu que não é responsável por contêineres. Cada condomínio, bloco de apartamento e estabelecimentos comerciais devem fazer a aquisição e a manutenção dos seus equipamentos. O órgão salientou que é responsável apenas pelo recolhimento dos resíduos. Acrescentaram que os moradores devem acondicionar bem os seus resíduos, em sacos duplos e preencher apenas 2/3 da sua capacidade. A exposição para coleta deve ser feita somente nos dias e horários informados no site do SLU: www.slu.df.gov.br.
Guará
Proliferação da dengue
O professor Marcos Túlio Gonçalves, 48 anos, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que o Guará está com muitos casos de dengue. “Em dezembro passado, eu peguei dengue e sei como essa doença é ruim. Ainda quando havia aulas presenciais, alguns alunos deixaram de frequentar a escola, pois estavam com dengue. Ou seja, o problema é antigo e constante”, destaca.
» A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) informou que os agentes de vigilância ambiental realizam inspeções diárias no Guará. Além disso, acrescentaram que o programa Sanear Dengue, que conta com a parceria de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), tem passado por todas as cidades do DF. O Guará recebeu ação de combate à dengue na quinta e na sexta-feira, informou a pasta.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.