Cidades

Cartas levam solidariedade a profissionais da linha de frente da pandemia

O projeto faz parte das ações do Grupo de Prevenção e Promoção da Saúde da UnB, que tem realizado ações de saúde mental e de apoio psicossocial para a população da capital durante a pandemia

Correio Braziliense
postado em 28/06/2020 06:00
Voluntários entregam homenagem a profissionais do Samu. Projeto é parceria do Correio com a UnBParceria do Correio e da Universidade de Brasília (UnB) distribuiu cartas a profissionais da saúde, limpeza, cobradores de ônibus e sepultadores. O projeto faz parte das ações do Grupo de Prevenção e Promoção da Saúde da UnB, que tem realizado ações de saúde mental e de apoio psicossocial para a população da capital durante a pandemia.De acordo com o boletim do projeto, de 17 de maio a 20 de junho, foram realizadas quatro sessões de bate-papo literário, com um total de 53 participações. O número refere-se às pessoas que participaram ativamente das conversas e não ao total de inscritas. No período analisado, também houve 114 participações na redação das Cartas Solidárias, projeto em que o Correio é parceiro.

Os participantes expressaram gratidão pelo trabalho dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com o boletim, eles reconheceram o esforço em salvar vidas neste momento difícil de pandemia. Cobradores de ônibus, profissionais de limpeza e da saúde também foram homenageados pelas cartas. Além disso, os sepultadores receberam os textos de agradecimento ao trabalho “delicado” e, por vezes, “invisível”.

Algumas das cartas não tiveram destinatário porque os participantes foram convidados a compartilhar, por meio de uma escala de sensação de bem-estar, como se sentiram ao redigir os textos. Além das cartas, o grupo promoveu 15 Encontros de Escola Virtual, três por semana. Ao todo, 50 pessoas inscreveram-se para a atividade. Quem tiver interesse em participar pode acessar o site dasu.unb.br.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags