Cidades

Covid-19: Drive thru é desativado e testes podem ser feitos nas UBSs do DF

Com a ampliação das ofertas de testes, a orientação é que o brasiliense que estiver com sintomas da doença causada pelo novo coronavírus deve procurar a UBS mais próxima de onde mora

Correio Braziliense
postado em 29/06/2020 08:41
Os postos drive thru foram desativados nesta segunda-feira (29/6) nas 10 regiões administrativas onde funcionavamOs postos drive thru de testagem rápida foram desativados nas 10 regiões administrativas do Distrito Federal onde funcionavam. A medida da Secretaria de Saúde ocorre após a Secretaria de Saúde ampliar a oferta de testes da covid-19, que passam a ser realizados na 172 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital federal, a partir desta segunda-feira (29/6).

Segundo a pasta, a medida reforça os atendimentos para as pessoas com sintomas da doença oferecendo testes rápidos (IgG e IgM) e o RT-PRC (swab nasal e oral), de acordo com o perfil de cada paciente.

Com a ampliação das ofertas de testes, a orientação é que o brasiliense que estiver com sintomas da doença causada pelo novo coronavírus deve procurar a UBS mais próxima de onde mora, onde será acolhido e poderá fazer o teste de acordo com a avaliação da equipe de enfermagem, ou médica.

“Nesta fase próxima do pico da pandemia, alteramos o plano de ação das testagens. Na população, estamos focando os testes nas pessoas sintomáticas, e dependendo da fase de evolução, ou é indicado o do tipo rápido ou o swab. Ressaltando que as pessoas vão ser avaliadas antes pelos profissionais de saúde. Não será como nos drive-thrus”, afirmou o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares.

Os exames de pacientes que apresentarem sintomas são coletados nas próprias unidades. Além disso, é realizada a estratégia fast-track ou duplo fluxo, em que os pacientes com quadros respiratórios entram em fluxos separados na unidade.

Especialistas da Secretaria de Saúde alertam que o mais importante é fazer os testes com critério, somente após a recomendação de um profissional de saúde. A depender da avaliação da equipe, o paciente precisará ou não de exames complementares e internação. Assim, a unidade básica de saúde encaminhará para os hospitais de referência.

Assintomáticos

Caso seja um paciente assintomático, mas que esteja em contato com pessoas que tenham os sintomas, o indicado será ficar em isolamento social. Além disso, quando algum membro da família testa positivo para a covid-19 todos do grupo familiar são orientados a ficar em isolamento, recebendo atestado de 14 dias para observação dos sintomas.

Se houver piora, é necessário procurar novamente o serviço de saúde, caso contrário, respeitar o isolamento em casa e, somente depois desse período, voltar às atividades. Lembrando que a partir do terceiro dia com sintomas, até o sétimo, já é indicado fazer o teste do swab. A partir do oitavo dia, pode ser o teste rápido, porque os anticorpos são mais detectáveis.

Testagem 

Além dos testes rápidos, as unidades básicas de saúde oferecem testes RT-PCR para a covid-19. Esse tipo de teste é realizado a partir da amostra colhida com o swab por nasofaringe, que são materiais genéticos obtidos da mucosa do fundo do nariz ou da garganta com uma haste flexível (cotonete).

O processamento dos materiais coletados é feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF). O teste é feito com indicação do médico ou enfermeiro da UBS, em pacientes sintomáticos, a partir da avaliação de um profissional de saúde.
 
Com informações da Secretaria de Saúde 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags