Cidades

Encerra nesta terça a campanha de vacinação contra a gripe

Cobertura vacinal está em 93,4%, mas ainda há grupos que estão com taxa abaixo do esperado

Correio Braziliense
postado em 30/06/2020 14:48
São 128 salas de vacina abertas para receber o público-alvo da campanhaA Secretaria de Saúde já aplicou 860.197 doses da vacina contra a gripe no Distrito Federal. O número faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no Distrito Federal, que encerra nesta terça-feira (30/6). A doses da vacina previne a população de três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

 

A meta é imunizar 90% do público alvo e a cobertura vacinal está em 93,4%. Todavia, a meta não foi atingida de forma homogênea, uma vez que alguns grupos estão com a cobertura abaixo do esperado, conforme explica a enfermeira da área Técnica da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes.”Ainda vemos que a cobertura vacinal das crianças, gestantes e puérperas está bem abaixo da meta de 90%. Orientamos que esses grupos busquem uma sala de vacina e recebam sua dose”, recomenda.

 

Saiba Mais

Entre as crianças de seis meses a menores de dois anos, 68,3% do total esperado já foram imunizadas. Entre as de dois anos a menores de cinco anos, já receberam a dose 45,5% do grupo. As maiores de cinco anos atingiram 57%, gestantes 55,1%, puérperas 63,8% e adultos de 55 a 59 anos 49, 3%.

 

Em relação aos demais grupos prioritários, a cobertura vacinal é de 99,7% entre idosos e trabalhadores de saúde, pessoas privadas de liberdade, jovens em medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional. Para pessoas com comorbidades, a taxa é de 102%, e 120,7% entre as forças de segurança e salvamento. A Secretaria de Saúde também administrou 555 doses em comunidades indígenas residentes no DF.

 

Todos os grupos prioritários devem procurar as unidades básicas de saúde que estão abertas diariamente. Além da imunização contra a gripe, as 128 salas de vacina oferecem outras imunizações que protegem contra mais de 20 doenças. Os usuários devem apresentar o documento de identificação e o cartão de vacina para que seja verificada a situação vacinal.

 

Pacientes com alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados podem receber a vacina, contanto que ela seja administrada em ambiente hospitalar. Para pessoas acamadas e acima dos 60 anos, é possível fazer um agendamento para que a imunização seja providenciada em domicílio. A solicitação pode ser feita pelo telefone 160 ou na unidade de saúde (UBS) de referência do domicílio da pessoa acamada.

 

A campanha teve início em 23 de março e foi prorrogada por duas vezes para garantir uma maior cobertura vacinal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags