Cidades

Seis das 11 cooperativas de coleta seletiva retomaram o trabalho no DF

Para retomada, trabalhadores precisaram apresentar um plano de segurança e prevenção de riscos de contaminação pelo coronavírus

Correio Braziliense
postado em 30/06/2020 17:43

A cooperativa Vencendo Obstáculos reiniciou nesta segunda-feira (29)A cooperativa Vencendo Obstáculos retomou, esta semana, as atividades de coleta seletiva na região do Cruzeiro Velho. Após três meses de paralisação devido à pandemia de covid-19, os trabalhadores precisaram cumprir uma série de exigências e apresentar um plano de segurança e de prevenção de riscos de contaminação pelo coronavírus. 

 

Medidas de segurança como a disponibilização de máscaras e álcool em gel, uso de água corrente para lavagem de mãos e distanciamento físico no galpão de triagem estão entre as adotadas para garantir a segurança dos trabalhadores. “Na manhã do nosso primeiro dia de trabalho, já conseguimos coletar muito material. Os moradores da região do Cruzeiro Velho já têm consciência sobre a importância da coleta seletiva, e isso ajuda muito”, declarou a presidente da cooperativa Lúcia Fernandes.

 

A retomada das atividades do grupo Vencendo Obstáculos já levou para as ruas seis das 11 cooperativas que mantêm contrato com o Serviço de Limpeza Urbano (SLU) para coleta seletiva de resíduos recicláveis. Também retomaram os trabalhos desde a semana passada as cooperativas R3, de Santa Maria; Recicle a Vida, Samambaia; CRV, Lago Norte e Varjão; Ecolimpo, em São Sebastião; e Coopere, Riacho Fundo 1 e 2. A Cooperativa Recicla Mais Brasil, que atende às regiões de Paranoá e Itapoã, reiniciará as atividades na próxima segunda-feira (6/7).

 

Medidas de prevenção fiscalizadas

Estão em fase final de avaliação os planos das cooperativas Acobraz, em Brazlândia, e Renascer, da Candangolândia e Núcleo Bandeirante. A análise do plano da cooperativa Recicla Brasília, do Lago Norte, também teve início.

 

São 26 itens exigidos das cooperativas antes da autorização para a retomada das atividades. Entre eles, a manutenção do distanciamento de, no mínimo, 1,5m entre as pessoas; a instalação de pia com sabão e água corrente nos galpões; a disponibilização de álcool em gel 70% na área administrativa; a higienização dos caminhões; e o afastamento temporário de todos os funcionários do grupo de risco para a doença. Os resíduos coletados também devem permanecer em quarentena por 48 horas. Confira o calendário da coleta seletiva em cada região.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags