Cidades

Testei positivo para covid-19: o que fazer?

Após confirmar resultado, unidades básicas de saúde devem ser ponto de partida dos pacientes

Correio Braziliense
postado em 30/06/2020 18:10
Após confirmação do resultado, pacientes devem estar atentos às orientações médicas para melhoraEm caso de testagem positiva para covid-19, o cidadão precisa saber como proceder para que o quadro clínico não piore. Segundo o alerta dos especialistas da Secretaria de Saúde, o ponto de partida para qualquer providência que precise ser tomada deverá ser a unidade básica de saúde (UBS) da residência do paciente.

 

De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde, Eduardo Hage, os passos iniciais dependerão do quadro clínico do usuário. “Depois do resultado positivo, se o teste for realizado em uma UBS, o médico dará a orientação adequada, seja isolamento domiciliar ou internação, dependendo do quadro clínico”, informa.

 

Saiba Mais

O DF possui 172 UBSs para atender pessoas com sintomas da doença causada pelo novo coronavírus. Em casos mais graves, como falta de ar, frequência respiratória mais alta ou comprometimento no pulmão, os pacientes devem procurar um local que seja referência para esse tipo de atendimento. A ida ao hospital sem contaminação aumenta os riscos de contato com transmissores.

 

Uma das iniciativas da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde tem sido o monitoramento. “Em conjunto com as Equipes de Saúde da Família, procedemos o monitoramento dos casos por 14 dias, a partir do início dos sintomas, além de avaliar a presença de contatos domiciliares com esse caso positivo”, explica o subsecretário da Vigilância da Saúde.

 

Dessa forma, quando algum membro da família testa positivo para a Covid-19, todos do grupo familiar são orientados a observar a presença de sintomas. Caso apresentem, devem procurar a UBS mais próxima. Em caso de assintomáticos que entraram em contato com caso confirmado, é indicado que fiquem em isolamento social. “Lembrando que todo caso positivo, ao ser notificado na unidade de saúde, entra na estatística da Secretaria de Saúde, sem necessidade de refazer o teste”, ressalta Eduardo.

Óbitos  

Em caso de suspeita de covid-19, todo óbito será submetido ao exame de RT-PCR, conhecido como swab nasal e oral. Ele é considerado pelos infectologistas a técnica padrão ouro no diagnóstico da doença. Se confirmado como positivo, o óbito é notificado e entra nos registros de casos. “Os óbitos suspeitos ou com anotação na declaração de óbito são priorizados para realização de exame de RT-PCR”, afirma o subsecretário.

 

Todavia, devido ao período de espera do resultado do teste – que costuma ser de 72 horas -, na declaração de óbito pode constatar ser por covid-19 e, às vezes, só entrar na estatística depois que confirma. “Quando o resultado é positivo, na maioria das vezes em até 24 horas é notificado. Quando é negativo, a unidade onde o paciente faleceu procede a correção na declaração de óbito”, destaca Eduardo Hage.

 

Em caso de diagnóstico positivo para covid-19, siga algumas recomendações:

- Fique em isolamento domiciliar;

- Utilize máscara o tempo todo;

- Se for preciso cozinhar, utilize máscara de proteção, cobrindo a boca e o nariz o tempo todo;

- Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe as superfícies com álcool e água sanitária;

- Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres e outros objetos para seu uso;

- O lixo produzido precisa ser separado e descartado;

- Mantenha as janelas abertas para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada. Limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70%;

 

Caso o paciente não more sozinho, os demais moradores devem dormir em outro cômodo, longe da pessoa infectada, seguindo também as seguintes recomendações:

- Manter distância mínima de um metro entre o paciente e demais moradores;

- Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária u álcool 70%;

- Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores também ficam em isolamento por 14 dias;

- Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Em caso de sintomas graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags