Cidades

VÍDEO: Zoológico acolhe cinco filhotes de lobo-guará

Os filhotes ficaram órfãos e foram levados para receber cuidados no local. Uma enquete com lista de nomes do bioma do cerrado será aberta para escolher os nomes

Correio Braziliense
postado em 01/07/2020 09:45
O lobo-guará é um dos animais típicos do cerradoO Zoológico de Brasília resgatou cinco filhotes — três fêmeas e dois machos— da espécie lobo-guará, nesta quarta-feira (25/6). Os animais foram encontrados na Fazenda Trijunção (divisa GO, MG e BA) após equipe da Organização Não Governamental (ONG) Onçafari localizar a mãe, Caliandra, morta a cerca de 10 km de distância da toca. 

Assim que chegou ao Zoológico, a equipe identificou,  após exames clínicos, que os filhotes, apresentavam sinais de desidratação e anemia. “Eles estão sendo monitorados constantemente para poder reagir e superar esses problemas”, explicou a médica veterinária Fernanda Mergulhão. 

Ao todo, 12 profissionais, entre biólogos, médicos veterinários e zootecnista, se revezam, com acompanhamento em tempo integral, para assegurar o desenvolvimento saudável dos filhotes. “São cinco alimentações, todos os dias, e em duas dessas eles passam por tratamento com as medicações”, conta Fernanda. 

Saiba Mais

Os animais nasceram no dia 1º de junho e, segundo o biólogo e diretor de mamíferos do zoológico Filipe Reis, até aproximadamente um ano de vida eles seriam completamente dependentes da mãe para desenvolvimento. “Ainda são muitos jovens e suscetíveis a doenças”, explica.
 
Por enquanto os filhotes vão receber os cuidados no Zoológico de Brasília. “Caso no futuro seja decidido que esses animais podem participar de projetos de reintrodução, o zoológico vai ser um dos parceiros trabalhando com várias instituições, a fim de que esses animais tenham essa condição de serem soltos na natureza”, acrescenta o especialista. 
 
 

Votação 

A equipe do Zoológico busca ajuda do público para decidir os nomes que serão dados aos filhotes. “Vamos fazer uma votação por dia nas redes sociais com opções de nomes de frutos do cerrado, como homenagem ao bioma em que lobo-guará é considerado emblemático”, convida a instituição. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags