Cidades

Caldas Novas flexibiliza isolamento social e alguns comércios reabrem

Prefeitura da cidade não acatou recomendações do Governo de Goiás e segue o próprio decreto: cidade registrou três óbitos pela covid-19

Jonathan Luiz*
postado em 01/07/2020 14:08
 (foto: Cláudio Alvarenga/Divulgação)
(foto: Cláudio Alvarenga/Divulgação)
A prefeitura de Caldas Novas decidiu não seguir a sugestão de lockdown do governo de GoiásNesta quarta-feira (1/7), setores comerciais de Caldas Novas (GO) começaram a ser reabertos. A Prefeitura da cidade segue o novo decreto que regulamenta o funcionamento dos estabelecimentos. Com essa medida, a Prefeitura decidiu pela autonomia e não acatou a recomendação do Governo de Goiás, que decretou fechamento alternado de 14 dias.

De acordo com o documento estadual, todos os comércios não essenciais deveriam ficar fechados para conter a disseminação do coronavírus na região pelos próximos 14 dias, e após esse período ser reaberto por mais 14 seguintes.

No entanto, o novo decreto da prefeitura de Caldas Novas, publicado na última terça-feira (30/6), libera o funcionamento, durante a semana, de alguns estabelecimentos. No fim de semana, eles devem ser fechados.

Confira o funcionamento dos comércios


A partir desta quarta-feira, as atividades comerciais deverão seguir os seguintes horários de funcionamento, de segunda a sexta-feira:
.
Comércio varejista, supermercados, frutarias, açougues, verdurões,padarias, lanchonetes, distribuidoras de bebidas, até às 20h);

Bares até às 19h;

Academias, estúdio de pilates, clínicas de fisioterapia, até às 19h;

Restaurantes, pizzarias e pit dogs, até às 22h;

Salão de beleza e barbearia, até às 19h

Fins de semana


Restaurantes e borracharias localizadas nas rodovias de acesso à Caldas Novas.

Farmácias;

Postos de Combustível;

Distribuidoras de gás;

Padarias até às 11h (onze horas);

Unidades de Saúde, inclusive veterinárias, somente para os casos de urgência e emergência;

Plantões de atendimento de emergência:
a) Departamento de Águas e Esgotos de Caldas Novas (DEMAE);
b) ENEL;
c) Provedoras de internet apenas para manutenção de serviços de telecomunicação em operação.

O atendimento delivery, para entrega residencial ou no trabalho, não terá limitação de horário. O drive-thru só será autorizado para entregas de refeições e lanches. As atividades que não foram incluídas nas flexibilizações decorrentes de decretos anteriores não possuem autorização para reabrir, permanecem proibidos de retomar seu funcionamento a qualquer dia e horário, até disposição em contrário.

Casos de covid em Caldas Novas


De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, Caldas Novas registra 70 casos acumulados confirmados de covid-19. Na terça-feira (30/6), cinco novas pessoas foram diagnosticada com o vírus.

1 confirmado (isolamento hospitalar)
25 conformados (isolamento domiciliar)
41 confirmados (curados)
3 óbitos
1 óbito em investigação
383 síndrome gripal em monitoramento
*Estágiario sob supervisão de Nahima Maciel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação