Cidades

Vacina contra covid-19 será testada no DF, pela Universidade de Brasília

A produção está a cargo da empresa Sinovac e será testada em 12 centros de pesquisa do país, em 9 mil voluntários

Correio Braziliense
postado em 01/07/2020 14:56
vacina contra covid-19O Distrito Federal está entre as unidades da Federação onde serão realizados testes da vacina contra covid-19 criada por uma empresa chinesa. Além de Brasília, os testes ocorrerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, informou o governador de São Paulo, João Doria, nesta quarta-feira (1º/7). 

A produção está a cargo da empresa Sinovac e será testada em 12 centros de pesquisa do país, em 9 mil voluntários. O início dos testes só depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Quem vai liderar os ensaios no Brasil será o Instituto Butantan, em São Paulo. 

No site do instituto, é informado que, no DF, o centro de pesquisa será a Universidade de Brasília (UnB). Se a vacina se mostrar eficaz, haverá transferência de tecnologia para a produção no Brasil.
 
De acordo com informações do Governo de São Paulo, a vacina é uma “das mais promissores do mundo, porque utiliza tecnologia já conhecida e amplamente aplicada”. Foi testada em mil voluntários em Pequim, na China. Anteriormente, o modelo experimental era aplicado em macacos e apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra as proteínas do vírus. 
 
O Governo de São Paulo ainda ressaltou que a Sinovac fornecerá ao Butantan as doses da vacina para a realização de testes clínicos que estão na fase três. O objetivo da aplicação em voluntários do Brasil é demonstrar a eficácia e a segurança da imunização. 
 

Vacina de Oxford também é testada no Brasil 

Também está sendo testada no Brasil uma vacina contra covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Ela é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a mais avançada até o momento.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags