Correio Braziliense
postado em 02/07/2020 04:07
Enquanto os municípios do Entorno aderem a medidas restritivas para conter o avanço da pandemia, o Governo do Distrito Federal (GDF) prepara-se para retomar mais atividades. Representantes do Executivo discutiram na manhã de ontem data para reabertura de mais segmentos na capital. A previsão é de que, até 8 de julho, as academias e salões de beleza tenham autorização para reabrir as portas. Em 15 de julho, bares e restaurantes devem voltar a funcionar, com proibição de música ao vivo nos estabelecimentos.
Conforme o Correio apurou, durante a reunião, também foi discutida a retomada dos estudantes para as escolas. A proposta é de que, em 27 de julho, os colégios privados devem reabrir e, em 3 de agosto, as escolas públicas. A ideia é de que as turmas de alunos mais velhos voltem primeiro. O retorno de creches, eventos e competições esportivas ficou para meados do próximo mês.
Representantes da Casa Civil e das secretarias de Educação, Esportes, Saúde e Mobilidade participaram do encontro. O decreto será elaborado e divulgado ainda esta semana. Na terça-feira, o governador Ibaneis Rocha (MDB) adiantou que tomaria as medidas necessárias para que ocorresse a retomada das atividades na capital. O emedebista, inclusive, disse que a previsão é de que, no início de agosto, outros setores voltem a funcionar, já que há baixa adesão do isolamento social na capital.
Para representantes dos setores, a retomada das atividades é aguardada com ansiedade. Eles garantem estar com os protocolos de reabertura prontos. “Ainda não recebemos nenhum comunicado oficial, nem fomos chamados para participar dessa reunião. Sabemos que está sendo estudado, mas aguardamos o que sairá em decreto”, comentou Jael Antônio da Silva, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar-DF).
A expectativa é a mesma de Célio Ferreira de Paiva, presidente do Sindicato dos Salões de Beleza do DF (Simbeleza). Ele comenta que, desde abril, negocia com o governo local a possibilidade de retomar o serviço. “Entregamos um manual de boas práticas de biossegurança e estamos tentando trabalhar com o governo. Temos consciência de que não será um problema os salões abrirem”, avaliou. (WG)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.