Cidades

Covid-19: Testagem rápida nas UBSs é para pessoas com sintomas

Profissionais de enfermagem avaliarão se o paciente poderá ser testado ou não: é preciso ter os sintomas há mais de oito dias para fazer a testagem rápida

Correio Braziliense
postado em 03/07/2020 15:16
 (foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde)
(foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde)
Profissionais de enfermagem avaliarão se o paciente poderá ser testado ou não: é preciso ter os sintomas há mais de oito dias para fazer a testagem rápidaA Secretária do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) reforçou, nesta sexta-feira (3/7), que os testes disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) são exclusivos para pessoas com sinais da covid-19. Ou seja, só será testado quem apresentar sintomas como tosse, febre, coriza, perda do paladar, cansaço e dificuldade de respirar há, pelo menos, oito dias.
Na última segunda-feira (29/6), a testagem para o novo coronavírus foi ampliada para todas as 172 UBSs do DF. Segundo a SES/DF, os pacientes que chegarem às unidades serão atendidos e avaliados por profissionais de enfermagem e depois encaminhados para a testagem, dependendo da avaliação do profissional de saúde. A pasta reforça que os assintomáticos devem ficar em casa e evitar exposição ao risco.


Em caso de contato


[SAIBAMAIS]A orientação da secretaria para pessoas que tiverem contato com quem testou positivo para covid-19 é seguir as mesmas medidas de isolamento que o infectado e observar os sintomas. Caso algum sinal se manifeste, é recomendado procurar a UBS mais próxima.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares, reitera a informação. ;Usuários sem sintomas não devem procurar as unidades básicas de saúde. inclusive, para se protegerem, pois à medida que procuram as UBSs se expõem a contato com pessoas realmente infectadas e, ainda ocupam o lugar de um usuário que realmente precisa ser avaliado;, afirma.

Ricardo ressalta que o contato com um infectado não necessariamente indica transmissão do vírus. Por isso, ;é importante manter o uso das máscaras e medidas de higiene.



*Com informações da SES/DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação