Cidades

Suspeito de fazer racha com ex-subsecretário está em estado gravíssimo

O outro condutor está em estado gravíssimo. Em edição extra do Diário Oficial do DF, governador Ibaneis Rocha (MDB) tornou sem efeito a nomeação de Wesley dos Santos a cargo na Secretaria de Esportes

O motorista, de 22 anos, suspeito de participar de um racha com o ex-subsecretário de Esportes do DF, Wesley Wenisgton Vieira dos Santos, permanece internado em estado gravíssimo no Hospital de Base. Na tarde de ontem, ele passou por uma cirurgia. O racha, que resultou em acidente, aconteceu no último domingo, no Noroeste. O ex-subsecretário foi preso em flagrante e está detido na carceragem da Polícia Civil. Em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), publicada ontem, o governador Ibaneis Rocha (MDB) tornou sem efeito a nomeação de Wesley ao cargo de subsecretário de Esportes. Ele havia sido nomeado na sexta-feira.

A polícia colheu depoimentos de cinco testemunhas que comprovaram a competição nas ruas. Uma delas chegou a dizer que escutou a dupla fazendo a contagem prévia para iniciar o racha. O ex-subsecretário dirigia um Mercedes no momento da disputa; e o outro envolvido, Pedro Luca Lima Gabriel, um Audi A4. Segundo o delegado-chefe da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte), João Guilherme Carvalho, Wesley recusou o teste do bafômetro e o de sangue. “Ele foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para um teste visual, onde não ficou constatado que ele havia ingerido bebida alcoólica. Em um primeiro momento, uma senhora disse que estava assumindo a condução do veículo, mas depois, o suspeito se apresentou na delegacia e veio se retratar”, detalhou o investigador.

O racha ocorreu por volta das 22h de domingo, na SQNW 307, rua W9, no Noroeste. Após o acidente, Wesley fugiu do local, mas cerca de uma hora depois, ele se apresentou na 2ª DP para prestar esclarecimentos e, em seguida, foi preso.
Agora, a polícia apura se o carro Audi A4 pertence a Pedro Luca, pois, de acordo com o delegado, no interior do automóvel, agentes encontraram um documento de uma locadora de veículos. Ele teve fratura exposta no tornozelo esquerdo, fratura na costela direita, pneumotórax e corte na cabeça, e estava inconsciente no momento que o socorro chegou. A reportagem ligou diversas vezes à locadora, mas ninguém atendeu as ligações.

De acordo com o delegado, as investigações apontam que o ex-subsecretário e o homem mantinham uma relação de amizade. “Ainda precisamos confirmar essa informação, mas o que foi apurado, até agora, é que eles se conheciam”, disse.

Prisão


O ex-subsecretário Wesley Wenisgton responderá pelo crime de racha, qualificado pela lesão corporal e pode ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Caso seja condenado, ele pode pegar de três a seis anos de prisão. O segundo condutor está na unidade de saúde sob escolta policial e responderá apenas por racha.

Caso o estado de saúde do motorista se agrave e ele venha a falecer, Wesley poderá ter a pena agravada e responderá por racha com morte. “Esse é um crime grave, segundo as leis de trânsito e, se tiver óbito, pode se agravar e o acusado pegar até 15 anos de prisão. Não teve direito à fiança, uma vez que a pena é de três a seis anos. Pode haver fiança na esfera judicial, mas na policial, não”, afirmou o delegado.

Em nota, a Secretaria de Esporte esclareceu que a nomeação de Wesley torna-se sem efeito até a apuração dos fatos. 

O que diz a lei


Art. 308 do Código de Trânsito Brasileiro: Participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada: (Redação dada pela Lei nº 13.546, de 2017). Penas: detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.