Correio Braziliense
postado em 07/07/2020 10:35
A equipe de psicologia do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) buscou uma saída para amenizar a dor dos pacientes internados com coronavírus na unidade. São vídeos, recados e vídeochamadas com parentes e amigos que se tornaram possíveis com os tablets oferecidos pelos profissionais.
A psicóloga Lara Borges de Sousa, responsável pelo serviço de psicologia, explica que o projeto foi iniciado com um tablet comprado pelos próprios funcionários do HRSM mas, devido à importância do projeto, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), que administra o hospital, adquiriu mais três aparelhos que chegaram nesta semana, o que permitiu ampliar o projeto para o pronto-socorro covid-19 e para os leitos de retaguarda.
“Ajudar os pacientes a se conectarem novamente com suas famílias é de extrema importância, inclusive, pode ajudar na recuperação”, disse Lara Borges. “É muito gratificante ajudar nessa ação de humanização do atendimento, porque estamos reduzindo o sofrimento dos pacientes nesse momento de medo e tensão”, complementou o psicólogo Leonardo Vitória de Santana, que atua na UTI.
Saiba Mais
Atualmente, o HRSM é referência no tratamento para coronavírus.São 90 leitos de UTI com respiradores, 10 de cuidados intermediários com respiradores, 16 de retaguarda no pronto-socorro e 45 de enfermaria.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.