Cidades

Justiça determina que GDF teste dentistas a cada 15 dias para covid-19

Segundo tribunal, a falta de testes para a classe caracteriza omissão

Correio Braziliense
postado em 07/07/2020 17:34
De acordo com o sindicato da categoria, a falta de testes expõe os profissionais a risco de contaminação. Instituto que gere o Hospital de Base deve atender a liminarO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou, em liminar, que o Distrito Federal e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) façam a testagem dos profissionais de odontologia ainda que não apresentem sintomas clínicos da covid-19. Os testes devem ser realizados a cada 15 dias.  

O Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF) entrou com ação argumentando que o Governo do Distrito Federal (GDF) não está cumprindo as determinais legais, uma vez que não estão realizando testes em todos os profissionais da saúde. 

De acordo com o sindicato, a falta de testes expõe os profissionais a risco de contaminação e transmissão da doença. Por isso, o sindicato pede que a concessão da tutela de urgência para a imediata e ampla testagem dos profissionais odontólogos. 

Ao analisar o pedido, a magistrada que julgou o caso afirmou que os réus têm obrigação de assegurar condições de trabalho salubres aos profissionais. A juíza lembrou ainda que há recomendação técnica de testagem dos profissionais da saúde, o que torna indiscutível a plausibilidade do direito invocado.  

Para a magistrada, a omissão da testagem preventiva caracteriza omissão legal do réu, o que justifica a interferência do Judiciário. Assim, determinou que o Distrito Federal realize, de forma imediata, a testagem dos profissionais representados pelo autor ainda que não apresentem sintomas da covid –19. Os testes devem ser realizados a cada 15 dias.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags