Cidades

Justiça nega indenização para empresa que teve ônibus incendiado

O coletivo foi queimado por manifestantes, em 2015, durante uma operação do GDF para a retirada de moradores que ocupavam, ilegalmente, uma chácara no Sol Nascente

Correio Braziliense
postado em 07/07/2020 23:26
O coletivo foi queimado por manifestantes, em 2015, durante uma operação do GDF para a retirada de moradores que ocupavam, ilegalmente, uma chácara no Sol NascenteA 7ª Vara da Fazenda Pública do DF julgou improcedente o pedido de indenização por danos materiais da Expresso São José. A empresa havia entrado com um processo contra o Governo do Distrito Federal (GDF), após um dos ônibus da frota ter sido incendiado durante um protesto, em 2015. 

À época, o ato foi conduzido por moradores do Sol Nascente contra a ação do DF para a retirada deles de uma chácara na região, pois os mesmos ocupavam o local ilegalmente. 

De acordo com a autora da ação, o ônibus foi cercado por várias pessoas na garagem da empresa, situada em Ceilândia. Ela contou que o coletivo foi levado para o local onde ocorria a desocupação e “lá, atearam fogo no veículo, que ficou completamente destruído”. O pedido de indenização foi protocolado em dezembro do ano passado.

Em contestação, o DF declarou que os fatos ilícitos praticados por terceiros não podem ser imputados a ele. Acrescentou que o local do roubo do ônibus ocorreu a 4,5 km de distância do local da operação e que, no que diz respeito ao protesto durante a desocupação da área pública, não houve omissão estatal. 

O juiz do caso atestou que ficou comprovado que o poder público cumpriu sua função. “Nota-se, pelas fotografias, reportagens e relatórios oficiais, a presença de grande número de policiais na área da retirada das habitações irregulares”, destacou.

O magistrado informou, ainda, que houve o deslocamento de cerca de 200 policiais militares para apoio à operação e, durante o protesto e o incêndio no ônibus, foram realizadas quatro prisões pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar do DF. Cabe recurso da sentença.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags