Cidades

Retorno presencial de estudantes em 3 de agosto está descartado

Representantes do Sindicato dos Professores se reuniram com o governador Ibaneis Rocha (MDB): ainda não há uma nova data prevista para volta das atividades escolares

Correio Braziliense
postado em 08/07/2020 09:56

Ibaneis havia estabelecido que as aulas voltariam em 3 de agosto. Ainda não há nova dataRepresentantes do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) se reuniram, na manhã desta quarta-feira (8/7), com o governador Ibaneis Rocha (MDB) para pedir a suspensão da volta às aulas na rede pública de ensino do DF, prevista para 3 de agosto. O governador não pretende editar novo decreto e manterá o que está em vigor, que prevê volta gradativa das atividades. O retorno dos alunos no dia 3, no entanto, está descartado e nova data ainda não foi definida. 

 

Na reunião, que ocorreu no Palácio do Buriti, o sindicato propôs a retomada para setembro, dependendo do cenário da evolução dos casos de coronavírus na capital. “Dia 3 pode ser que tenha o retorno gradual dos professores, ou de outros profissionais. Mas aulas com alunos, isso não vai ocorrer, pois foi o que ficou decidido na reunião. Nesta sexta-feira (10/7), temos um reunião marcada com o secretário de Educação para um novo planejamento”, frisou uma das diretoras do Sinpro-DF, Rosilene Côrrea.

 

Segundo ela, o adiamento é uma medida para garantir a segurança de toda a comunidade escolar. "Esse movimento não trata apenas dos professores. Queremos que as aulas voltem com um ambiente capaz de dar tranquilidade aos pais, familiares e até aos próprios estudantes", disse.

 

Em princípio, a medida se aplica apenas às escolas da rede pública. Conforme consta em decreto governamental publicado em 2 de julho, as instituições privadas retornariam em 27 de julho. O Correio apurou que o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF), Álvaro Domingues, tem uma agenda marcada para a manhã desta quinta-feira (9/7), na Casa Civil, para discutir o assunto.

 

Como funcionará o retorno?

 

Os alunos não retornarão às escolas, de forma presencial, em 3 de agosto. Segundo a Secretaria de Educação, o governador “não disse que os alunos estariam em sala de aula em 3 de agosto”. “O decreto só permite a retomada das aulas presenciais, mas não significa que alunos e professores estariam nas escolas na data. A data de 3 de agosto é para o de início de procedimentos para a retomadas. Serão colocados em prática uma série de protocolos, como a testagem de professores e funcionários”, esclareceu a pasta. 

 

Em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), publicada na manhã de 2 de julho, Ibaneis autorizou a volta das aulas presenciais em instituições públicas e particulares de todo Distrito Federal. De acordo com a determinação, o retorno seria escalonado. Em 3 de agosto, apenas estudantes do ensino médio retornariam às salas de aula. 

 

Em 10 de agosto, seria a vez dos alunos do 6ª ao 9ª ano. Em 17 de agosto, regressam as turmas do 1º ao 5º ano. Em 24 de agosto, o primeiro o segundo período da educação infantil. Por fim, em 31 de agosto, voltariam as classes de educação especial. 

 

Confira a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Educação:

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal informa que o retorno das aulas presenciais, a partir de 3 de agosto, será de forma gradual e segura para estudantes, professores e demais servidores das equipes escolares. Não está previsto especificamente para esta data o retorno dos estudantes de forma presencial. 

 

O decreto do governador autoriza a retomada das aulas presenciais no início de agosto. Em reunião com o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro), na manhã desta quarta-feira (8/7), no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha deixou claro que o processo será realizado por etapas, com a participação dos segmentos envolvidos, e que o decreto continua valendo.

 

“Não mudei nada no meu decreto, tanto que nem precisei editar outro. O que foi definido é que as aulas no setor público vão  recomeçar a partir do dia 3. Isto não quer dizer que o aluno vai ter de estar dentro da sala de aula neste dia. Eu retomo primeiro reuniões com os professores, nós vamos ter toda uma  preparação”, afirmou Ibaneis. 

 

Na reunião, que teve a presença do secretário de Educação, Leandro Cruz, o governador destacou a importância de realizar o processo com os professores.  

 

“O bom é que houve um entendimento e que eles vão ser parceiros nessa retomada. Eles são parte integrante desse processo”, concluiu Ibaneis.

 

O secretário de Educação informou que a pasta está mobilizada para o retorno respeitando os protocolos de saúde. “As equipes técnicas, as 14 regionais de ensino e os gestores escolares estão trabalhando em conjunto, unindo esforços para implementar as medidas, que serão anunciadas em breve”, destacou o secretário, completando que, nos próximos dias, também será divulgado o novo calendário escolar. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags