Cidades

Coleta Seletiva volta a operar nesta quarta-feira

Cooperativas de coleta seletiva devem adotar medidas de segurança para o retorno do serviço. As atividades estavam suspensas desde março

Correio Braziliense
postado em 08/07/2020 14:20

Lixo contaminado de pessoas com covid-19 deve seguir normas de descarteO Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU/DF) retomou a coleta seletiva de materiais recicláveis no Distrito Federal nesta quarta-feira (8/7). Os serviços estavam suspensos desde 20 de março, quando teve início a pandemia de covid-19. A cooperativa Recicla Mais Brasil, que atende o Lago Sul, voltou a operar nesta quarta (8/7). Com isso, 10 das 11 cooperativas contratadas para realizar a coleta de resíduos recicláveis voltaram à ativa. 

A cooperativa que atende Sobradinho, no entanto, ainda aguarda a autorização do SLU para retomar o serviço. Atualmente, as regiões administrativas atendidas pela coleta seletiva são Santa Maria, Samambaia, Lago Norte, Varjão, Riacho Fundo I e II, Cruzeiro Velho, Candangolândia, São Sebastião, Brazlândia, Paranoá, Itapoã e Lago Sul. 

A autorização para a volta da coleta seletiva foi publicada no fim de maio. A retomada das atividades, no entanto, dependia da adoção de medidas de segurança e prevenção de riscos por parte das cooperativas. O retorno gradual teve início no dia 17 junho, em Samambaia e Santa Maria, conforme os planos de segurança das cooperativas foi sendo aprovado pela SLU e Subsecretaria de Vigilância à Saúde. 

Saiba Mais

As medidas de segurança que as cooperativas devem seguir incluem higienização da cabine dos caminhões com álcool 70%, reforço do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), que incluem máscaras, luvas e macacões, no caso de coletores. É necessário também a desinfecção das carrocerias a cada viagem e no descarregamento de materiais. 

Os galpões de triagem dos resíduos também devem seguir novas orientações. Agora, os materiais precisam ficar quarentenados por um período de 48 horas e os coletores precisam se higienizar com frequência. Além disso, fica estabelecido o distanciamento social entre os trabalhadores, o que levou as cooperativas a adotarem revezamento das jornadas.   

De acordo com a SLU, fiscalizações continuarão sendo feitas para garantir o cumprimendo das medidas. “Caso descumpram, eles podem ter as atividades novamente suspensas. Mas grande parte dessas ações (de prevenção) partem deles próprios”, argumenta Francisco Mendes, assessor especial do SLU. Ele alerta que, se tiver entrado em contato com uma pessoa infectada com a covid-19, o material não pode ser descartado para coleta seletiva.

Confira abaixo o horário de coleta em cada uma das regiões:















A orientação da companhia para o descarte adequado de resíduos é separá-los em sacos de lixos de diferentes cores. Para materiais recicláveis - papel, papelão, plástico, isopor e metal -, utilizar saco verde ou azul. Além disso, é necessário lembrar de descartar os sacos nos dias certos da coleta seletiva. O descarte de materiais orgânicos e rejeitos deve ser feito, preferencialmente, em saco pretos ou cinza. 


Descarte de lixo contaminado



Com a crise sanitária, a SLU orienta os consumidores sobre a forma adequada de descartar resíduos sólidos contaminados - o que só pode ser feito no descarte convencional. A orientação é que, caso haja algum doente infectado com a covid-19 na residência, a pessoa use sempre máscara e luvas quando se aproximar do doente, descarte o lixo em uma lixeira hermética localizada no quarto isolado e sempre que manusear a lixeira, higienizar o recipiente com desinfetante eficiente contra o vírus. Além disso, é necessário proceder da mesma forma quando manusear o saco de lixo, envolvê-lo em outro saco, também higienizado, e adicionar um aviso alertando sobre a contaminação do material. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags