Cidades

Fechamento de comércios pega brasilienses de surpresa

Decreto do GDF voltou a suspender o funcionamento de atividades consideradas não essenciais no DF

Correio Braziliense
postado em 09/07/2020 11:02
Carla Santoro (à direita), 33, procurou logo cedo a academia, mas encontrou o estabelecimento fechadoMuitos brasilienses foram pegos de surpresa ao encontrarem comércios fechados na manhã desta quinta-feira (9/7). A suspensão das atividades consideradas não essenciais foi determinada na noite quarta-feira (9/7) por meio de decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que atendeu a uma decisão judicial que impede o funcionamento de alguns setores, como academias, salões de beleza, centros estéticos, barbearias e esmalterias. 

Os segmentos retomaram as atividades na terça-feira (7/7) com uma série de restrições, mas uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT)  determinou um novo fechamento. A nova determinação do governo se assemelha aos decreto de 20  de maio e proíbe em todo o Distrito Federal  o funcionamento de parques, clubes, feiras populares (com exceção das permanentes) e a realização de cultos, missas e rituais — a não ser quando dentro de veículos em estacionamentos.

A reportagem percorreu algumas regiões e constatou comércios com as portas fechadas. A administradora Carla Santoro, 33 anos, acordou cedo para ir à academia, na Asa Sul, mas encontrou o estabelecimento fechado. “Soube desse decreto agora de manhã e acabei indo normalmente. Sou contra esse decreto, porque as academias estavam vazias e seguindo todas as orientações. Não devia fechar”, disse. Para não deixar de se exercitar, ela foi até o Sudoeste para caminhar no calçadão. 

A servidora pública Helena Santos, 32, tinha aproveitado o dia de folga para ir ao salão de beleza, na Asa Norte. “Quando voltou a abrir, na terça-feira, não tinha conseguido ir ainda. Ia aproveitar hoje, mas dei de cara com a porta fechada. Não culpo os donos do salão, porque não deve ter dado tempo de ligar para todo mundo, mas é chato passar por isso”, afirma.

Lockdown

No mesmo decreto, Ibaneis determinou o fechamento de atividades não essenciais em Ceilândia e Sol Nascente a partir da 0h01 de quinta-feira (9/7). O prazo das medidas, segundo o texto, é indeterminado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags