Cidades

Naja que picou estudante está no zoológico e segue em observação

O animal não apresentou problemas físicos, mas teve altos níveis de estresse

Correio Braziliense
postado em 09/07/2020 12:45
 O estudante foi picado e o coma foi induzido para aguardar a chegada do soro antiofídicoA naja que picou Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkul, 22 anos, está no Zoológico de Brasília para receber tratamento adequado. O animal deve permanecer no local por tempo indeterminado aguardando que os órgãos ambientais definam qual será o destino final. 

A cobra chegou ao zoológico por volta das 23h30 desta quarta-feira (8/7) depois de ser capturada próxima ao Pier 21. Segundo avaliação, ela não apresentou problemas físicos, mas estava com altos níveis de estresse

Os profissionais não a alimentaram devido ao metabolismo lento que as cobras apresentam: elas podem ficar por mais de 15 dias sem se alimentar. Eles não irão manusear o animal enquanto as doses de soro importadas não chegarem ao Brasil.

Segundo o zoológico, "trata-se de um indivíduo de alto risco, por ser uma das espécies mais perigosas em relação à peçonha, e por não ter, até o momento, em território nacional, soro antiofídico." 

Tráfico de animais

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o Batalhão da Polícia Militar Ambiental e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) investigam como o animal chegou ao Brasil. As suspeitas são de que o estudante a tenha trazido de fora ilegalmente, uma vez que não há registros da entrada da espécie no país. 

Os investigadores devem ouvir o depoimento de um amigo de Pedro que, supostamente, mantinha a cobra em casa. Nenhum dos dois tinha permissão para criar o animal. O Ibama informou que emitirá multa, que pode variar de R$ 500 a R$ 5 mil, ao proprietário da residência onde estava o animal.

Estado de saúde do estudante 


Pedro segue internado no Hospital Maria Auxiliadora, no Gama, no qual deu entrada com os pais na noite de terça-feira (7/7). Ele foi induzido ao coma para aguardar a chegada do soro antiofídico vindo do Instituto Butantan em São Paulo. 
 
Na quarta-feira, ele recebeu a dose do soro e teria respondido bem. Também passou por  por uma sessão de hemodiálise e o quadro de saúde apresentou leve melhora, mas não o suficiente para deixar a UTI. 
 
As 10 doses vindas dos Estados Unidos são preventivas e não necessariamente serão todas utilizadas pelo estudante. As que sobrarem serão encaminhadas ao Butantan para estoque.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags