Cidades

Serpente segue no Zoo de Brasília

Correio Braziliense
postado em 10/07/2020 04:07
Cobra apresentou altos níveis de estresse e permanece no Zoológico
A cobra naja está no Zoológico de Brasília desde que foi capturada na noite de quarta-feira, nas proximidades do shopping Pier 21. Ela passou por análise e apresentou altos níveis de estresse. As autoridades ambientais avaliam enviá-la ao Instituto Butantan. De acordo com a veterinária especialista em animais silvestres Júlia Santoucy, toda a movimentação, e até mesmo a picada foram desgastantes para a serpente. “Essa espécie não pica se não for provocada e se sentir ameaçada. Ela gastou energia para produzir e injetar o veneno, e isso, com certeza, a cansou bastante”, explica.

Ainda não se sabe quando a cobra sairá do zoológico e nem para onde será encaminhada, decisão que será tomada pelo Ibama. Para que ela seja levada ao Instituto Butantan, será necessário encontrar a melhor forma de encaminhar o animal. Enquanto isso, ela permanece em observação no Zoo. Carlos Eduardo Nóbrega, diretor de répteis, anfíbios e artrópodes do Zoo explica que a espécie permanece na caixa em que foi encontrada. “Esse animal está em um ambiente desconhecido, então está sentindo vários cheiros e sensações diferentes, que não sentia antes. Enquanto não permanecer em estado tranquilo, a gente ainda vai mantê-lo na caixa.”

O biólogo, especialista em animais silvestres e professor do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) Raphael Igor Dias, explica que o cativeiro, de qualquer forma, é uma situação estressante para a cobra. “A única espécie que pode ser domesticada no Brasil é a jiboia e, mesmo ela fazendo parte da fauna brasileira, não se pode apenas pegá-la na natureza e levar para casa. É necessário comprar de um criador que seja autorizado, caso contrário os riscos de acidentes são grandes”, afirma.

Raphael considera que o fato de Pedro ser estudante de veterinária não o qualificava para criar a naja em casa. “Ter um animal desses em casa representa um risco muito grande, tanto para os seres humanos ao redor quanto para a fauna que pode vir a ter contato com uma espécie exótica”, diz. Ele afirma que, caso a cobra viesse a fugir, poderia haver danos para os animais nativos do DF. “Ela seria um predador novo na área e teria confronto com outras espécies. Porém, se ela fosse inserida sozinha no ambiente, não haveria possibilidade de reprodução, logo os danos não seriam os piores possíveis.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags