Cidades

Grita geral

grita.df@dabr.com.br (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)

Gama
Reforma em parque

O aposentado Francisco da Cunha, 69 anos, morador do Gama, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que o Parque Urbano e Vivencial precisa de revitalização. “Gosto de ir muito nessa área de lazer com meu filho e sobrinho, mas o lugar precisa de algumas reformas. Aparelhos de ginástica, pistas de corridas, ciclovias e meios-fios precisam de reforma. Também falta realizar poda nas árvores ”, aponta. “Se o local ganhar atenção constante, os moradores vão se beneficiar ainda mais do ambiente, que é tão bonito”, finaliza.

» O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou que deu início, nesta semana, por meio de sua Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água, a uma força-tarefa no Parque Ecológico do Gama (Parque Urbano Vivencial do Gama, antes da recategorização). A ação, que envolve, além do Instituto, a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a Administração Regional do Gama, contempla serviços de roçagem, poda, reforma da guarita e dos equipamentos que compõem o Ponto de Encontro Comunitário (PEC), e a iluminação do espaço ecológico. Foi acrescentado que está previsto ainda, nesta intervenção, a construção de uma quadra de areia.




Lago Paranoá
Aglomerações

O aposentado Marvio Bastos, 67 anos, morador do Lago Sul, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que, no último domingo, o Lago Paranoá estava com grandes aglomerações. “Está parecendo que a pandemia já passou e que podemos voltar à vida normal, mas não é bem assim, milhares de pessoas continuam morrendo por conta do vírus. Agora, o que vi nesse final de semana beira ao absurdo. Muita gente aglomerada, sem usar máscaras. Cadê a fiscalização?”, contesta.

» A Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) informou que tem realizado cerca de 150 ações fiscais por dia de enfrentamento da pandemia em locais públicos e privados. Esclareceram que, nesta semana, as atividades foram intensificadas. Salientaram que as ações ocorrem em parceria com diversos órgãos de fiscalização do GDF. A Divisa reforçou que é importante que a população cumpra as medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus, evitando aglomerações e fazendo o uso de máscaras. O não cumprimento pode acarretar em penalidades. As denúncias podem ser feitas diretamente na Ouvidoria da Saúde, pelo telefone 160, ou na Ouvidoria do GDF, no número 162, opção 2.