Cidades

''Vamos ter vinhos melhores que os europeus'', diz vice da AgroBrasília

Clima seco favoreceria produção. DF deve ganhar vinícola com capacidade de produzir 200 mil garrafas por ano

Correio Braziliense
postado em 10/07/2020 16:30
Marconi Moreira Borges foi entrevistado no programa CB.AgroO vice-presidente da AgroBrasília — feira que termina nesta sexta-feira (10/7) e que, neste ano, foi realizada de forma digital, em razão da pandemia de covid-19 —, Marconi Moreira Borges,  afirmou que o Distrito Federal está na região “mais privilegiada do mundo para a produção de vinhos finos”, e que terá produtos melhores do que os feitos em países da Europa, como Itália e França. As declarações foram dadas em entrevista ao programa CB.Agro, uma parceria do Correio e da TV Brasília.

Uma das razões, segundo ele, é uma tecnologia reversa desenvolvida no DF, que, ao contrário do que se costuma fazer, poda a uva no verão para colher no inverno. A outra é o clima seco. "A nossa condição climática aqui é muito favorável a essa diversidade de culturas que nós temos trabalhado. Especificamente na questão da uva, nós estamos na região mais privilegiada do mundo para produção de vinhos finos", disse. 

Saiba Mais

“Para você ter um vinho de boa qualidade, você precisa que a uva, na sua maturação, tenha um dia com amplitude térmica grande e o clima bastante seco, porque o clima úmido favorece o desenvolvimento de fungos na uva e qualquer fungo ali desaba a qualidade do vinho. Nós temos a felicidade aqui de termos esse clima. Embora a maior parte das pessoas ache que é um clima muito seco, mas do ponto de vista agrícola, nós vamos ter um benefício enorme”, explicou.

Moreira Borges ainda projetou que a vinícola Brasília deve ser lançada na próxima edição da AgroBrasília, no ano que vem. De acordo com o vice-presidente, um rótulo produzido na capital federal foi lançado em fevereiro, mas teve uma tiragem de apenas 90 garrafas. COm a vinícola, a produção pode chegar a 200 mil garrafas por ano.
 

Confira a íntegra da entrevista:

 
 

Ouça a entrevista em formato podcast:

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags