Cidades

TJDFT suspende testagem ampla para covid-19 em profissionais da saúde

Decisão suspende determinação de aplicação testes em profissionais que não apresentam sintomas

Correio Braziliense
postado em 10/07/2020 21:20
O desembargador que julgou o caso afirma que não é razoável realizar os testes apenas aos filiados do sindicato.O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) suspendeu, nesta sexta-feira (10/7), liminar que obrigava a testagem ampla para covid-19 nos profissionais de saúde, mesmo para aqueles que não apresentam sintomas da doença. O decisão de hoje acata ao recurso apresentado pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
 
A decisão pela testagem ampla aos profissionais de saúde foi tomada em 24 de junho, após ação pública movida pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF).
 
Na decisão de hoje, o desembargador que julgou o caso afirma que não é razoável realizar os testes apenas aos filiados do sindicato “enquanto não houver meios suficientes para a testagem de todos os profissionais de saúde, filiados a outros sindicatos ou não filiados a qualquer sindicato”.

“Conceder o pedido do Sindicato autor e proteger apenas os seus filiados em detrimento dos demais profissionais de saúde em sentido lato, é uma violação ao mais elementar direito constitucional, seja de igualdade, seja de fraternidade”, escreveu o desembargador na decisão. 

O desembargador afirmou ainda que não está demonstrada conduta omissiva do Distrito Federal na realização de exames com a finalidade de identificar pessoas contaminadas pelo vírus SARS-CoV-2. E completou que isso afasta a ocorrência de dano grave, de difícil ou impossível reparação.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags