Cidades

Ações de monitoramento

Correio Braziliense
postado em 11/07/2020 04:14
O Executivo local acompanha a evolução da covid-19 com o auxílio da equipe responsável por monitorar os casos desde o início da pandemia. Na Sala de Situação, localizada no Palácio do Buriti, representantes de secretarias, departamentos, autarquias e empresas públicas analisam o avanço da doença no Distrito Federal. A central recebe informações diárias de diferentes pastas para a produção de relatórios, que são enviados periodicamente ao governador Ibaneis Rocha (MDB). Os documentos têm auxiliado na tomada de decisões.

Além de representantes do GDF, o comitê recebe visitas de integrantes dos Poderes Legislativo e Judiciário. Em reuniões diárias, os integrantes acompanham o que acontece nas regiões administrativas e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). Subsecretário de Inovação da Casa Civil, Paulo Medeiro afirmou que há participação direta e indireta de diferentes atores nesse processo.

Em relação às medidas recentes de aumento do rigor do isolamento em locais como Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol, o subsecretário comentou que as definições decorreram do descumprimento de medidas e que houve tentativas de conscientizar a população para evitar novos fechamentos. “As pessoas estavam relaxando com as medidas (de isolamento e para uso de máscara). Elas são fundamentais para mantermos uma cidade aberta. Depois de tudo o que foi feito, (o crescimento de casos em Ceilândia) ainda não melhorou. Mas, se não tivéssemos essa sala (do GDF) e esses dados, outro governante poderia fechar uma cidade inteira”, disse Paulo.

Limites
O cenário de outra cidade está no radar, segundo o subsecretário, devido ao aumento das taxas de contaminação. “Taguatinga tem crescimento (do número de casos) e, se não mudar o comportamento, pode ser a próxima da lista”, alertou Paulo. “Todas as regiões estão sujeitas a isso (novos fechamentos). As que têm risco maior são aquelas em que temos atuado mais. Temos monitorado o que acontece no Brasil, no DF e no Entorno para fazermos um gerenciamento de risco e saber o que nos afetará no futuro. Não precisamos fechar a cidade inteira. A maioria do DF tem cumprido regras.”

Em relação à aglomeração em outras partes do DF, principalmente aos fins de semana, Paulo Medeiro explicou que os órgãos que atuam nas ruas buscam evitar infrações. “Claro que existem festas e encontros que tentamos combater de todas as formas, mas a equipe não consegue fiscalizar a cidade inteira”, justificou o subsecretário. “O fato de (a taxa de ocupação dos leitos) estar em 70%, 90%, não significa que (o sistema de saúde) colapsou. Isso não existiu no DF até agora. Estamos trabalhando nos limites do que planejamos”, completou. (JE)



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags