Cidades

Saúde e agronegócio na pauta

Desde junho, o CB.Poder, parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília, ganhou duas extensões: CB.Saúde e CB.Agro. Os programas trazem especialistas de cada área para entrevistas toda semana

Correio Braziliense
postado em 11/07/2020 04:15
CB.Saúde:  o médico Raul Sturari (presidente da rede Santa Lúcia) é  entrevistado por Humberto Rezende

A parceria de sucesso entre o Correio Braziliense e a TV Brasília, agora ,tem dois novos frutos: os programas CB.Saúde e CB.Agro, extensões do CB.Poder. Às quintas-feiras, os telespectadores conferem, a partir de 13h20, entrevistas ao vivo, com profissionais de referência na área médico-hospitalar. No mesmo horário, às sextas-feiras, é a vez de ouvir quem entende e acompanha o agronegócio brasileiro.

O vice-presidente executivo do Correio, Guilherme Machado, explica que as novidades surgem graças aos bons resultados do CB.Poder, desde o lançamento. “Com foco em política e economia, o programa tem contribuído muito para o Distrito Federal, abrindo espaço para figuras locais e nacionais falarem com o povo do DF”, afirma. “O agronegócio está segurando a economia do Brasil, neste momento, e continua crescendo. É uma área extremamente importante, assim como a saúde, principalmente neste momento de pandemia.”

Ambos estrearam em junho, com boa repercussão. “Está sendo um sucesso maior do que a gente esperava”, comemora. “Tanto o Correio, quanto a TV Brasília, estão preocupados em prestar esse serviço à comunidade, dando espaço para que especialistas e autoridades da área possam falar com as pessoas.”

A declaração é reforçada pelo superintendente da TV Brasília, Luiz Eduardo Leão. “O setor de agronegócio é pungente, e tem sentido muito, especialmente durante a pandemia, uma falta de comunicação. A gente tenta, portanto, aumentar a informação a respeito, com o programa”, avalia. A demanda por informação também é um dos pilares que sustenta o CB.Saúde. “Numa época tão conturbada, com pessoas querendo saber mais, o Correio, além do jornal impresso, e dos portais, se junta à TV, fazendo a sua parte para levar conhecimento.”

Para Luiz Eduardo, o peso do jornal, aliado à tevê explica o sucesso dos programas. “Quando as pessoas sabem que uma informação sai com a chancela do Correio Braziliense, torna-se muito mais confiável. Ali está uma notícia que foi estudada e trabalhada com toda a credibilidade que o Correio tem há 60 anos, na cidade.”



Nomes de peso

Entre os nomes da saúde que já passaram pelos estúdios localizados no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), ou, em alguns casos, por vídeochamada, estão Gustavo Fernandes, diretor do Hospital Sírio-Libanês; o oncologista Paulo Hoff, presidente da oncologia da rede D’Or; e Raul Sturari Júnior, presidente do grupo Santa. A apresentação fica a cargo do jornalista do Correio Humberto Rezende.

De acordo com ele, o programa era planejado há muito tempo. “O tema sempre interessa as pessoas, mas, agora, durante a pandemia, há muita dúvida e muita necessidade de esclarecimentos”, ressalta. “Sempre temos abordado a covid-19, mas temos falado, também, bastante da necessidade de as pessoas continuarem atentas a outros problemas de saúde, que não deixaram de existir, obviamente.” Com isso, a audiência cresce. “A receptividade do público tem sido ótima. O retorno é muito positivo, especialmente porque os entrevistados têm sido especialistas muito renomados em suas áreas de atuação.”

Enquanto isso, o CB.Agro contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; o presidente da Embrapa, Celso Moretti; e Guilherme Nastari, diretor da Datagro Consultoria. A jornalista do Correio Denise Rothenburg conduz as entrevistas. “A gente vive falando de denúncias e escândalos na política, mas, agora, o agro segura a economia. É muito bom poder explicar para as pessoas o que vem sendo feito no campo, assim como novas tecnologias para o setor”, destaca Denise.

A experiência tem sido um aprendizado. “Na entrevista com o presidente da Embrapa, por exemplo, ele explicou que o Centro-Oeste pode ser pioneiro no aumento da produção de trigo no Brasil. São coisas que eu não saberia se não fosse o CB.Agro”, detalha a jornalista. “Nesse momento que o mundo está vivendo, é muito importante continuar produzindo alimentos e contribuir para levar mais conhecimento sobre a área a toda a população.”



ENTREVISTA /  Marconi Moreira, vice-presidente da AgroBrasília 

Agricultura como referência

Jailson R. Sena*

O relevo e as condições climáticas do DF ajudam os produtores rurais a se tonarem referências nacionais no setor agrícola, quando o assunto é produtividade. É o que afirma o vice-presidente da AgroBrasília, Marconi Moreira, em entrevista, ontem, ao CB.Agro. Um exemplo dessa excelência é o anúncio da produção de vinhos brasilienses. “Teremos vinhos de padrão internacional, porque desenvolvemos uma tecnologia de poda da uva que, em vez de podar no inverno para colher no verão, será o inverso”, disse.

Por que teremos um bom vinho semelhante a países da Europa? 
Com essa inversa (podar no verão e colher no inverno), o vinho ganha qualidade. A uva, na sua maturação, precisa ter dias com amplitude térmica grande, com o clima bastante seco, por que o úmido favorece desenvolvimento de fungos, o que diminui a qualidade do vinho.

Sabemos que o DF tem uma produção grande de orgânicos que vem crescendo. Como está esse segmento?
Nos últimos 10 anos devemos ter aumentado mais ou menos mil por cento a quantidade de produtores orgânicos. É um mercado com tendência a crescer e que é uma renda estável, por ter um público consumidor muito ávido e fiel.

Estamos falando dos orgânicos, mas tem a discussão sobre os agrotóxicos.
Agrotóxico é um mal necessário. O problema é quando se usa de maneira inadequada. Quando se usa dentro das recomendações, as possibilidades de ter algum resíduo são muito pequenas.

Há um questionamento grande sobre o aumento do desmatamento e queimadas na Amazônia. Nós estamos no Cerrado e sabemos é uma área tão ameaça ou mais do que a Amazônia. Como vocês estão lidando com isso?
Nos preocupamos muito com essa questão do aumento dos desmatamentos. Tudo isso ressalta a importância da produtividade que, quando se aumenta na mesma área, você reduz a possibilidade de desmatamento na ampliação da área agrícola.

*Estagiário sob a supervisão de José Vieira



Confira!

CB.Poder
Todas as segundas e terças-feiras, além de edições extras

CB.Saúde
Toda quinta-feira, às 13h20

CB.Agro
Toda sexta-feira, às 13h20

Onde ver

TV Brasília
Facebook: Correio Braziliense
YouTube: Correio Braziliense
Twitter: @correio
Instagram: @correio.braziliense
Site: correiobraziliense.com.br
Podcast: CB.Poder, no Spotfy


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags