Cidades

Eixo capital

Correio Braziliense
postado em 12/07/2020 04:14
http://publica.impresso.correioweb.com.br/estatico/ns41/arquivos/tmp/20200711/20200711222023858710a.JPG
Recuperados são 80% do total
O percentual de pessoas que se recuperaram da covid-19 no Distrito Federal está acima da média nacional. Até o fim da semana, 80,8% (54.402) dos contaminados na capital tinham conseguido vencer a doença. No Brasil, a média dos que superaram a covid-19 é de 59,3% (1.054.043). Na avaliação dos técnicos do Executivo local, o DF está no pico da pandemia e o total de mortos e infectados deve cair daqui para frente. Especialistas, entretanto, alertam que a queda do distanciamento social e a retomada de atividades podem fazer com que, ainda assim, os casos e os óbitos continuem — ou voltem posteriormente, a crescer. 

Nova investida
O GDF concentra forças de fiscalização contra a covid-19 em Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol. A situação nessas cidades é mais séria e não foi controlada mesmo com medidas similares adotadas nos meses anteriores. Atualmente, o comércio dessas áreas está fechado por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB) e não há previsão para que a liberação ocorra. Na avaliação do Executivo, a população não seguiu recomendações, como evitar aglomerações, usar máscara e álcool em gel, o que fez com que a situação se tornasse mais grave. 

Refis
A ideia de aprovar ainda este ano um programa de refinanciamento de dívidas com o GDF não morreu na Câmara Legislativa. Distritais que votaram contra a proposta do Executivo, como Eduardo Pedrosa (PTC), articulam e buscam apoio de empresários para tentar construir um novo texto para avaliação da Casa. Entretanto, do lado do GDF, pelo menos por enquanto, a ideia está descartada. O próprio Ibaneis já declarou que não trabalhará para que a medida seja reencaminhada aos deputados. 

Debates
Uma iniciativa nova da Câmara Legislativa coloca dois deputados  frente a frente, on-line, para discutir temas importantes do Distrito Federal. Os dois primeiros debates foram sobre a crise econômica da capital federal e a retomada das atividades comerciais. O programa, batizado de Live CLDF, pode ser assistido ao vivo, a divulgação é feita no site da Casa, ou posteriormente no canal da Câmara no YouTube. 

Mandou bem 
O número de pessoas recuperadas pela covid-19 no Distrito Federal que se voluntariaram a participar do estudo da UnB que testa o uso do plasma de quem venceu a doença para o tratamento de pacientes em estágio moderado superou o esperado pelos pesquisadores e foi maior até do que a capacidade atual da análise.

Mandou mal 
Nas redes sociais, alguns dos autores da ação popular que suspendeu por cerca de um dia o decreto que permitia abertura de academias e salões de beleza foram ameaçados. As manifestações lamentáveis foram carregadas de ofensas e de discurso de ódio. O caso é investigado pela Polícia Civil. 

Parceria
A Secretaria de Saúde e o Conselho Regional de Educação Física estudam parceria para que profissionais da área atuem na atenção primária da rede pública. As conversas começaram nesta semana e o projeto deve ser fechado na próxima. A intenção é de que, inicialmente, a iniciativa seja adotada em regiões onde a situação do coronavírus está mais grave, como Ceilândia. 

Nacional
O Distrito Federal manteve lugar e influência na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF), Eduardo Aroeira Almeida, tomará posse amanhã como vice-presidente da CBIC. Em tempos de pandemia, o setor é visto por economistas como uma das áreas que poderá ser fundamental para retomada na capital federal depois da covid-19. 

A pergunta que não quer calar….
Quando tempo vai levar até que aconteça uma nova reviravolta no que pode ou não ficar aberto no Distrito Federal?

Siga o dinheiro
R$ 2.264.808
Total gasto em maio com pagamento pelo GDF do benefício Renda Emergencial, de R$ 408 por pessoa. O auxílio é voltado para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade que não contam com outros apoios governamentais.

Só papos

“O Bolsonaro testou positivo para covid-19. Agora onde estão os falastrões da mídia que diziam que ele estava infectado e escondeu os resultados dos primeiros exames?”
Alberto Fraga (DEM), ex-deputado federal pelo DF

“O descrédito do Bolsonaro permite suspeitar que sua doença foi combinada com o ministério do Meio Ambiente para facilitar a passagem da boiada e esconder o genocídio dos povos indígenas?”
Cristovam Buarque (Cidadania), ex-governador do DF

À QUEIMA-ROUPA 
Izalci Lucas (PSDB-DF), senador

O senhor liderou a criação de uma comissão para acompanhar as ações e gastos do GDF para o enfrentamento da covid-19. Como será a atuação do grupo?
Em razão do volume de recursos e equipamentos disponibilizados ao GDF e a falta de transparência nas informações, vamos analisar as medidas emergenciais direcionadas, especialmente, a quatro frentes que são as seguintes: 1. Saúde, com o intuito de avaliar o planejamento e os investimentos em prevenção e tratamentos; 2. Social, a fim de avaliar a eficácia dos desembolsos do auxílio emergencial durante a pandemia, tanto às pessoas que estão em situação crítica de vulnerabilidade social quanto no que tange a crimes cometidos por obtenção do benefício por meio de informações falsas; 3. Economia, para analisar a efetividade das medidas destinadas às micro, pequenas e médias empresas, com o objetivo de garantir sua saúde e os empregos dos trabalhadores; 4. Educação, para acompanhar as consequências da suspensão das aulas e avaliação das providências encaminhadas para retorno à normalidade. Além disso, como temos várias ações de fiscalização feitas por diversos órgãos e instituições como o MPDFT, TCDF, Senado, Câmara, OAB, CLDF, a ideia é de que façamos juntos. É mais eficiente e reduz tempo e custo.

Como o senhor vê a condução dessa crise pelo governador Ibaneis Rocha?
Creio que a condução não está sendo feita com base em dados confiáveis e tampouco com base técnica. Por isso, ora ele anuncia a liberação das atividades, ora volta atrás. Também com relação a equipamentos e leitos, ora tem, ora não tem. Portanto, creio que precisa achar um rumo.

E pelo presidente Jair Bolsonaro?
Com relação ao governo federal, o Ministério da Saúde olha a árvore, a questão da saúde, já o presidente tem que olhar a floresta. Daí, a preocupação com a retomada das atividades econômicas. 

Acredita que já é hora de, de fato, haver liberação geral das atividades comerciais?
Muita coisa já poderia estar funcionando. Cada segmento e porte de empresas teriam de ter tratamentos diferenciados e, com cuidado, prudência e respeitando os protocolos de segurança, em alguns locais, acredito que poderiam voltar a funcionar.

O quanto essa série de confusões no Ministério da Educação atrapalha o desenvolvimento da área no país?
A educação no Brasil é prioridade só nos discursos, quando entra na prática, deixa de ser prioridade. A situação aqui é caótica. Desde a merenda, passando pela tecnologia, falta total de apoio aos profissionais da educação, descaso com os alunos com deficiência, descaso com o repasse de recursos para as escolas, dificuldade de aplicação de emendas. Não há falta de recursos, o que falta é execução.

Que avaliação o senhor faz das ações na educação no governo Bolsonaro?
Creio que houve boa intenção e alguns projetos, se tivessem seguido, poderiam trazer alguma mudança interessante, mas a comunicação falhou não só junto ao Poder Legislativo, mas principalmente junto aos professores e aos alunos. Teve um momento em que se dizia: não vi e não gostei. Quer dizer, havia uma animosidade total.

O senhor foi cotado algumas vezes desde o início do governo Bolsonaro. Aceitaria se o convite tivesse sido feito de fato? 
Minha principal bandeira é e sempre foi a educação. Mas, o cargo de ministro é prerrogativa do presidente e assim tem que ser. Se ele tivesse feito o convite, eu teria aceitado. 

O que seria possível mudar já de início? 
Creio que algumas coisas já podem ser melhoradas como a aprovação do Fundeb como definitivo; a definição do retorno às aulas com a participação e decisão do município, pois o aluno está lá e essa discussão tem de ser feita no município, envolvendo os profissionais da saúde, a capacidade do município de fazer a prevenção e entendimentos com os pais. Também fazer investimentos com recursos do Fust (Fundo da Universalização dos Serviços de Telefonia) e da Telebrás para dotar as escolas e os alunos de tecnologia e internet banda larga. Sempre defendi que aqueles alunos que foram beneficiados com bolsas ou financiamento poderiam dar uma contrapartida no atendimento aos estudantes com defasagem de aprendizagem e também na implantação da educação em tempo integral. A educação infantil e a expansão da educação profissional são duas áreas que precisam de investimentos urgentes.

O que o senhor achou da escolha do pastor Milton Ribeiro para o MEC?
Não o conheço, mas espero que ele tenha condições de fazer toda a articulação com o Congresso, com os secretários municipais e estaduais e com a sociedade civil organizada. Na prática, como o MEC está com dificuldades, isso é muito importante. Como não o conheço, não sei se ele tem esses atributos, mas torço, de qualquer forma, para que faça uma boa gestão. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags