Cidades

Polícia prende dois estelionatários atuantes no DF

Criminosos fizeram no mínimo 29 vítimas. Investigação durou cerca de dois meses

Correio Braziliense
postado em 14/07/2020 08:16

Polícia Civil do Distrito FederalA Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu em flagrante dois estelionatários que atuavam em todo o DF, na noite desta segunda-feira (13/7). Os homens foram identificados após dois meses de investigações e teriam feito, pelo menos, 29 vítimas. A polícia, no entanto, acredita que o grupo tenha feito mais vítimas e, por isso, divulgou fotos dos acusados. Entre eles, Thiago Arielson Vasconcelos Monte, de 26 anos, considerado procurado. 

 

A polícia acredita que o grupo tenha feito mais vítimas
A dupla foi presa por volta das 21h, após terem aplicado mais dois golpes. Segundo a polícia, os autores integram uma organização criminosa especializada na prática de golpes na compra de celulares pela internet. Eles negociavam a compra de aparelho e simulavam uma transferência bancária. Um terceiro membro do grupo ainda é procurado. 
 

Como agiam

O grupo encontrava anúncios da venda de celulares em sites da internet, contatavam as vítimas e marcavam encontros em locais públicos, após o expediente comercial (entre 17h e 21h).
 
A polícia divulgou a foto do terceiro suspeito de estelionato e associação criminosa
Depois de analisarem os aparelhos, acertavam o valor da negociação e simulavam um agendamento de transferência bancária eletrônica para o dia seguinte, sob a alegação que não seria possível a realização da transação em razão do horário negociado. Acreditando que o pagamento seria realizado, as vítimas entregavam os aparelhos e somente percebiam o golpe no dia seguinte.
 

Operação Manzana 2

A operação responsável pela prisão dos estelionatários recebeu este nome tendo em vista a preferência dos autores por celulares da marca Apple. 

A primeira parte desta operação resultou na prisão de outro criminoso que atuava de forma parecida, em fevereiro deste ano.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: PCDF/Divulgação
  • Foto: PCDF/Divulgação

Tags