Cidades

''Vamos preservar a vida e a saúde'', diz secretário de Educação do DF

Em entrevista ao CB.Poder, uma parceria do Correio e da TV Brasília, nesta terça-feira (14/7), Leandro Cruz disse que a volta às aulas presenciais será de forma gradual e segura

Correio Braziliense
postado em 14/07/2020 15:52
Leandro Cruz, secretário de Educação do DFAs aulas presenciais na rede pública de ensino retornarão a partir de 31 de agosto, com estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) e da educação profissional. O calendário divulgado na última segunda-feira (13/7) pela Secretaria de Educação mostra que a retomada das atividades será de forma gradual.

Em entrevista ao CB.Poder, uma parceria do Correio com a TV Brasília, na tarde desta terça-feira (14/7), o secretário de Educação, Leandro Cruz, afirmou que o esquema é uma forma de retorno seguro tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação. “Vamos preservar, acima de tudo, a vida e a saúde das pessoas. Depois a preocupação serão os conteúdos”, disse.

A ideia de iniciar o calendário com o retorno das aulas para jovens e adultos é a facilidade para seguir os protocolos de segurança, como uso de máscaras, distanciamento e higienização. Aos poucos, os demais anos voltam às atividades. “Vamos começar com aquele aluno que a gente acha estar mais capacitado para retornar primeiro. Cada semana vamos retomar cada segmento até chegar na totalidade de alunos do DF”, explica Leandro.

Para receber os estudantes, as escolas terão que seguir uma série de orientações, como manter o distanciamento dentro da sala de aula. O secretário conta que 100% das cadeiras continuaram no lugar, para facilitar a distância entre os estudantes. “Vai ser um obstáculo físico para garantir o distanciamento”, destaca. Além disso, em parceria com o BRB, serão distribuídas 1,6 milhão de máscaras nas escolas.

As escolas particulares retomam as atividades em 27 de julho, conforme decreto do Governo do Distrito Federal. “Cada escola vai construir seu processo. Vão deixar a livre escolha do pai mandar ou não o filho para a escola. Cada escola particular tem seu universo, por isso o processo é mais rápido”, afirma Leandro.

Calendário volta às aulas da rede pública do DF

3 a 14 de agosto - Testagem dos profissionais da educação para a covid-19
31 de agosto - Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional
8 de setembro - Ensino médio
14 de setembro - anos finais do Ensino Fundamental, incluindo a Escola do Parque da Cidade
21 de setembro - anos iniciais, incluindo a Escola Meninos e Meninas do Parque
28 de setembro - Educação Infantil
5 de outubro -  centros de ensino especial
Não retornarão - os estudantes do centro de interescolares de línguas e as escolas parque serão os únicos a continuar com atividades exclusivamente remotas
 

Veja a entrevista na íntegra:

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags