Correio Braziliense
postado em 14/07/2020 19:42
Para acompanhar o desenvolvimento da saúde bucal das crianças e a prevenção de complicações em adultos e idosos, foi lançada a campanha Julho Laranja, nos moldes da campanha Outubro Rosa, que chama a atenção para a prevenção do câncer de mama. O mote da companha de saúde bucal é “Cuidados precoces, sorrisos para toda a vida”.
“Em outubro de 2018 tive esse insight e criei a campanha Julho Laranja para odontologia. Sou odontopediatra e ortodontista aqui no DF há 33 anos. O objetivo é deixar a especialidade em evidência e conscientizar a população e a sociedade civil sobre saúde bucal”, explicou Cibele Albergaria, a criadora da campanha.
Segundo Cibele e a co-criadora da campanha e ortodontista Patricia Zambonato, mestre pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), a ortodontia auxilia e monitora o crescimento e desenvolvimento da oclusão, promove o tratamento de alterações na respiração bucal e nos distúrbios do sono.
Promove também o tratamento do bruxismo, de irregularidades dentárias e dos ossos maxilares que afetam o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças em desenvolvimento. As especialistas disseram ainda que as evidências científicas comprovam que o monitoramento e a supervisão do desenvolvimento da oclusão em crianças são essenciais para a prevenção de irregularidades mais graves e de condutas mais invasivas.
Campanha
O mês de julho foi escolhido para a campanha porque é o período em que as crianças estão em férias escolares. Não há feriados e confraternizações, os pais e responsáveis estão menos atarefados e os lugares propícios para a divulgação da campanha estão repletos de crianças e familiares.
O mascote é um pássaro laranja, criado exclusivamente para a campanha, pela artista plástica gaúcha Clarissa Motta Nunes ou Clarissamn, como a artista assina os trabalhos para a campanha
#julholaranja.
Para acompanhar as ações da campanha no instagram basta seguir @julholaranja.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.