Cidades

Julho Laranja chama atenção para avaliação ortodôntica em crianças

Especialistas afirmam que cuidados precoces são essenciais para desenvolvimento saudável

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 14/07/2020 19:42
 (foto: Clarissamn/Divulgação)
(foto: Clarissamn/Divulgação)
Mascote-símbolo da campanhaPara acompanhar o desenvolvimento da saúde bucal das crianças e a prevenção de complicações em adultos e idosos, foi lançada a campanha Julho Laranja, nos moldes da campanha Outubro Rosa, que chama a atenção para a prevenção do câncer de mama. O mote da companha de saúde bucal é ;Cuidados precoces, sorrisos para toda a vida;.
;Em outubro de 2018 tive esse insight e criei a campanha Julho Laranja para odontologia. Sou odontopediatra e ortodontista aqui no DF há 33 anos. O objetivo é deixar a especialidade em evidência e conscientizar a população e a sociedade civil sobre saúde bucal;, explicou Cibele Albergaria, a criadora da campanha.

Segundo Cibele e a co-criadora da campanha e ortodontista Patricia Zambonato, mestre pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), a ortodontia auxilia e monitora o crescimento e desenvolvimento da oclusão, promove o tratamento de alterações na respiração bucal e nos distúrbios do sono.

Promove também o tratamento do bruxismo, de irregularidades dentárias e dos ossos maxilares que afetam o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças em desenvolvimento. As especialistas disseram ainda que as evidências científicas comprovam que o monitoramento e a supervisão do desenvolvimento da oclusão em crianças são essenciais para a prevenção de irregularidades mais graves e de condutas mais invasivas.

Campanha

O mês de julho foi escolhido para a campanha porque é o período em que as crianças estão em férias escolares. Não há feriados e confraternizações, os pais e responsáveis estão menos atarefados e os lugares propícios para a divulgação da campanha estão repletos de crianças e familiares.

O mascote é um pássaro laranja, criado exclusivamente para a campanha, pela artista plástica gaúcha Clarissa Motta Nunes ou Clarissamn, como a artista assina os trabalhos para a campanha
#julholaranja.

Para acompanhar as ações da campanha no instagram basta seguir @julholaranja.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação