Cidades

Reforço na fiscalização

Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 04:20
O presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Jean Lima, reforçou ontem que o DF se encontra no momento de pico da pandemia. A fase precede um momento de estabilização no total de novos casos registrados. “Não dá para estimar exatamente quando vai iniciar a queda. Mas, até o dia 25 (de julho), a gente mantém esse padrão de crescimento diário que viemos tendo nos últimos dias”, afirmou.

O último boletim da companhia sobre o cenário da covid-19 no DF aponta que a capital federal está em segundo lugar em relação ao total de novos casos diários, atrás apenas de São Paulo. No mais recente balanço oficial, divulgado às 18h23, a Secretaria de Saúde contabilizou 73.654 registros da doença — 1.370 a mais do que no dia anterior. Além disso, 882 brasilienses morreram por causa da doença. Desse total, 30 óbitos foram confirmados ontem.

O Distrito Federal encontra-se na terceira colocação em número de casos por 100 mil habitantes, segundo a Codeplan. Quando analisado o coeficiente de mortalidade — quantidade de óbitos em relação a esse mesmo total —, o DF fica em 18º lugar. Os estudos da companhia deram base para as medidas adotadas com foco na retomada das atividades econômicas. Hoje, é a vez de bares e restaurantes reabrirem (leia reportagem na página 21).

Com a nova etapa concluída, o Secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, ressaltou que o governo intensificará a fiscalização, agindo “com austeridade” e que espera contar com a colaboração dos brasilienses. “Entramos em uma nova fase. Vamos intervir para que as pessoas respeitem a parte delas. A partir de agora, será aplicada multa, e as providências serão tomadas, independentemente de que as pessoas gostem ou não”, salientou o chefe da pasta ontem, em entrevista coletiva.

Na mesma ocasião, o subsecretário de Inovação da Casa Civil, Paulo Medeiro, reforçou a fala do governador Ibaneis Rocha (MDB) de que o Executivo local não descarta a possibilidade de fechar novamente os estabelecimentos se os casos da covid-19 voltarem a subir. “Temos feito monitoramento diariamente. Acompanhamos minuto a minuto no DF e no Entorno. Se necessário lockdown ou pré-lockdown, tenho certeza de que o governador tomará a decisão que for melhor à população”, disse Medeiro. (JE)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags