Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 04:21
- Higienização das cadeiras e mesas de uso coletivo regularmente;
- Disposição das mesas a uma distância de dois metros uma das outras, a contar das cadeiras que servem cada mesa;
- Limite de 6 pessoas por mesa;
- Funcionamento com 50% da capacidade autorizada em alvará regularmente expedido;
- Proibida a apresentação de qualquer espetáculo musical ou show ao vivo;
- Privilegiar a ventilação natural do ambiente. No caso do uso de ar-condicionado, realizar manutenção e limpeza dos filtros diariamente;
- Cobrir a máquina de cartão com filme plástico, para facilitar a higienização após o uso. Se possível, instalar uma barreira de acrílico no caixa;
- Dispor de protetor salivar eficiente nos serviços ou refeitórios com sistema de bufê;
- Higienizar cardápios após a manipulação pelo cliente (os cardápios deverão ser revestidos de material que possibilite a higienização, ou expostos em lousas, ou aplicativos eletrônicos que possam ser acessados, por meio de QR Code no celular);
- Implementar medidas de controle de acesso para evitar grande fluxo e aglomeração de pessoas;
- Evitar que os clientes realizem o autoatendimento para se servir, designando um funcionário devidamente paramentado para realizar o porcionamento do alimento no prato ou marmita;
- Disponibilizar luvas descartáveis de plástico ou, se não for possível, guardanapos de papel na entrada do bufê, para que os clientes se sirvam;
- Promover a organização das filas;
- Evitar uso compartilhado de embalagens de condimentos, priorizando uso de sachês individuais. Caso são seja possível, higienizar com frequência os frascos/embalagens compartilhados;
- Colaboradores devem vestir uniforme somente no local de trabalho. Uniformes, equipamentos de proteção e máscaras não devem ser compartilhados;
- Não dispor de itens para uso coletivo como cafezinho e outros itens de degustação de uso comum;
- Substituir o uso de guardanapos de tecido por papel descartável;
- Não dispor talheres e pratos nas mesas antes da chegada do cliente;
- Evitar abrir latas e garrafas que possam ser abertas pelo próprio cliente, priorizando e orientando que sirvam as próprias bebidas no copo a ser utilizado.
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