Cidades

Covid-19: Defensoria Pública registra mais de 60 pedidos por leitos em UTI

Número de pedidos quadruplicou durante a pandemia. Em maio, a defensoria registrou apenas 15 demandas. Já em junho, o número de pedidos aumentou para 61

Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 13:26
Aumenta busca da justiça para conceder vagas em leitos de UTI no DFO número dos pacientes que acionaram a Justiça para conseguir um leito em unidade de terapia intensiva (UTI) no Distrito Federal aumentou durante a pandemia. Segundo a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), em junho, foram 61 pedidos por vagas em leitos de UTI para pacientes internados em estado grave. Em maio, foram apenas 15 demandas. 
 
Desde 2018, o órgão acompanha o número de leitos oferecidos na rede pública de saúde do DF. Nesse ano, a DPDF e a Defensoria Pública da União (DPU) protocolaram ação civil pública para solicitar a ampliação do número de leitos de UTI para adultos, crianças e recém-nascidos. Nesse processo, a decisão da Justiça foi favorável à expansão dos leitos. 
 
Em fevereiro de 2020, período antes da pandemia, um acordo durante audiência determinou o prazo de 90 dias para a ampliação de leitos, com mais 40 unidades para pacientes adultos. O acordo foi cumprido pela Secretaria de Saúde. Outra audiência marcada para 20 de maio para verificar o cumprimento do acordo e avaliar a necessidade de outra ampliação teve que ser cancelada devido à pandemia de covid-19. 
 
Diante do cancelamento e do cenário da pandemia, a defensoria pediu novo aumento da oferta dos leitos. O número deve variar de acordo com o nível de distanciamento social aferido no Distrito Federal, tudo conforme parâmetros fornecidos pela própria Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags