Cidades

UnB divulga boletim sobre andamento da pandemia e medidas de combate

Documento semanal formulado pelo Coes da universidade está na 9ª edição

Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 14:32
A situação da vida acadêmica na pandemia também é um dos assuntos do boletimDevido à pandemia de covid-19, a Universidade de Brasília (UnB) montou um comitê de monitoramento da doença formado por docentes e técnicos. O Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde (Coes) produz, desde maio, um boletim que monitora a situação da comunidade acadêmica em relação à pandemia, além de mostrar o andamento da doença e oferecer dados para tomadas de decisões. 

O boletim semanal está na 9ª edição e as informações são baseadas nas evidências científicas sobre o assunto. Os destaques relativos a segunda semana de julho, data da última divulgação, contêm os testes de vacinas para o coronavírus, incluindo um polo que está em fase de organização na própria UnB.
 
Nesta última edição, o boletim traz um comparativo da pandemia nos continentes atingidos. Os dados mostram que a Europa, apesar de ter iniciado a reabertura em diversos países, tem fortes indícios que os casos ainda podem aumentar. A Ásia também continua com fortes transmissões da doença. 

Na América, a doença avança. No Brasil, por exemplo, o comitê considera que há uma falsa sensação de normalidade. No período analisado pelo documento, o DF foi o estado com maior pico de surto no mundo, com 4.500 casos na semana. 

A notícia mais positiva é que diversas pesquisas em busca da vacina e testes estão em andamento. Inclusive uma organizada pela própria UnB. 
 
Além disso, o documento critica a reabertura iniciada em vários estados do Brasil. "Os governantes ofertam medidas de reabertura e flexibilização à sua população que precisam ser contestadas no judiciário para que não sejam implementadas. Tais iniciativas parecem desvalorizar as opiniões e os estudos do seu corpo técnico-científico ou mesmo da academia, bem como desvalorizar a vida dos habitantes das camadas mais humildes da população", diz o boletim.

A volta às aulas também foi tema da edição semanal. De acordo com a publicação, o subcomitê acadêmico começou a planejar a execução das aulas de forma não presencial e em caráter emergencial nos cursos de graduação e pós-graduação da UnB durante a pandemia da covid-19.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags