Cidades

Adasa define curva para acompanhamento dos reservatórios do DF

Estudo serve para orientar o governo na gestão dos recursos hídricos no período da seca

Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 15:55
A meta é que, mesmo no período da seca, a Barragem do Descoberto esteja com quase 60% da capacidadeA Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou hoje (15/7), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), resolução que estabelece as  curvas de referência para os reservatórios hídricos do Descoberto e de Santa Maria. A curva serve para acompanhar e orientar o governo a adotar medidas para que não falte água no período da estiagem no Distrito Federal. 

Saiba Mais

A meta é que no auge da estiagem, em agosto, o Reservatório Descoberto, que abastece cerca de 60% da população do DF, esteja operando com 57% da capacidade. Espera-se que o Descoberto termine 2020 com 62% do volume útil.

Curva de referência para acompanhamento do Reservatório Descoberto.

Para o Reservatório Santa Maria, que abastece 20% da população de Brasília, o objetivo é que esteja operando com 90% da capacidade e termine o ano com 82% de volume útil.

Curva de referência para acompanhamento do Reservatório Santa Maria.

De acordo com a resolução, a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) deverá operar os sistemas de modo a atender os limites estipulados nas outorgas de direito de uso de recursos hídricos. 

As outorgas de direito de uso de água são emitidas pela Agência Nacional de Águas (ANA). Isso serve para assegurar o controle e o acesso aos recursos hídricos. São considerados ‘usos’ atividades humanas que provocam alterações nas condições naturais das águas, como irrigação, abastecimento e geração de energia hidroelétrica

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Gráfico.
    Gráfico. Foto: Adasa/Divulgação
  • Gráfico.
    Gráfico. Foto: Adasa/Divulgação

Tags