Cidades

Veja como devem funcionar bares e restaurantes após a reabertura

Funcionamento com 50% da capacidade, distanciamento entre mesas e entre clientes, uso de máscaras e nada de celular durante a refeição são algumas das orientações de segurança

Depois de mais de 100 dias de portas fechadas e funcionamento apenas por delivery e take away, os bares e restaurantes de Brasília voltaram a atender presencialmente. Contudo, a reabertura requer adaptações tanto por parte dos empreendedores quanto dos clientes. Além do uso obrigatório da máscara de proteção, exceto durante a refeição, entre as recomendações estão a pouca conversa e o não uso do celular à mesa

Saiba Mais

A seguir, confira as principais orientações da Vigilância Sanitária e os 
protocolos que deverão ser respeitados em todos os estabelecimentos:
Bares e restaurantes:

- uso de máscaras por funcionários e clientes;

- manutenção e limpeza de filtros de ar-condicionado;

- garantia de distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas;

- aferição de temperatura corporal;

- funcionamento com 50% da capacidade;

- proibidas apresentações de qualquer tipo ao vivo;

- cobertura das máquinas de cartão com papel-filme para facilitar a higienização;

- Higienização regular de cadeiras e mesas de uso coletivo, com disposição delas à distância de dois metros umas das outras (a contar das cadeiras que servem cada mesa); tudo deverá ser higienizado após cada refeição

- Não recomendação dos sistemas self-service e rodízio, pelo alto potencial desses sistemas para transmissão da covid-19;

- Restrição de acesso de clientes;

- Mesas com distanciamento mínimo de dois metros entre elas e limite de número de pessoas por mesa, de forma a manter a distância entre elas

- Cardápios podem ser adaptados para acesso on-line pelo celular, com uso de QR Code;

- Os locais deverão dar preferência ao recebimento das contas nas próprias mesas, bem como utilizar tecnologia de aproximação do cartão para efetuar os pagamentos;

- Para não ocorrer espera, devem priorizar acesso aos serviços com hora marcada, evitando aglomerações e, se possível, utilizar ao máximo as áreas externas para atendimento aos clientes. Sugere-se ainda que sejam utilizadas tecnologias de “fila por aplicativo”, evitando-se também o uso de buzzers ou pagers.



Clientes:

- utilizar máscaras durante a permanência no restaurante, exceto durante a refeição. As máscaras devem ser retiradas e recolocadas após a higienização das mãos, com toque restrito às cordas e laterais de ajuste.