Cidades

Empresários são investigados por lavagem de dinheiro e sonegação de R$ 5 mi

Segundo a Polícia Civil, o grupo usa "laranjas" no quadro societário para ocultar o patrimônio familiar. Para lavar dinheiro, compram lotes e carros de luxo

Correio Braziliense
postado em 16/07/2020 09:10
PCDF realizou busca e apreensão na casa dos investigados, empresas e  em um escritório de contabilidadeA Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Makhfi que investiga um grupo empresarial suspeito sonegar impostos e lavar dinheiro no DF. Com apoio do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e da Subsecretaria da Receita do Distrito Federal, a investigação, que é desenvolvida no âmbito da Divisão de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (DICOT). 

O grupo empresarial, composto por familiares, utiliza "laranjas" no quadro societário das empresas a fim de ocultar o patrimônio familiar. Além de ocultarem o patrimônio de maneira ilícita adquirindo bens de luxo (principalmente carros), os acusados transacionam lotes em condomínios irregulares se valendo do fato de não ter escrituras públicas, facilitando, nesse último caso, a lavagem do dinheiro proveniente da sonegação fiscal.

A dívida tributária das empresas ultrapassa R$ 5 milhões. A busca e apreensão é feita na casa dos empresários, empresas do grupo e em um escritório de contabilidade, todos localizados no DF. O objetivo é consolidar as acusações e estabelecer a efetiva participação de cada integrante do grupo criminoso. 

Caso o grupo seja condenado, cada integrante pode pegar até 23 anos de prisão. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags