Cidades

Justiça suspende liminar que obrigava o GDF a abrir mais leitos de UTI

Decisão garante, mais uma vez, que o governo de Ibaneis Rocha (MDB) conduza o combate à pandemia de covid-19 sem interferência do Judiciário

Correio Braziliense
postado em 16/07/2020 10:35

Caso o GDF não cumprisse a liminar, pagaria uma multa diária de R$5 milO Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) suspendeu a liminar de sentença que obrigava o governo do Distrito Federal (GDF) a abrir mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes infectados com a covid-19. A decisão veio de um juiz da 21 Vara e garante que o governador Ibaneis Rocha (MDB) conduza o combate à pandemia sem interferência judicial. 

A liminar derrubada foi concedida em 30 de junho e obrigava o GDF a desbloquear 68 leitos de UTI bloqueados na rede pública de saúde e reabrir outros 67, além de reestabelecer o estoque de materiais médicos necessários para o atendimento de pacientes com covid-19. Caso o governo não cumprisse com a determinação judicial, teria que pagar multa diária de R$5 mil. 

Saiba Mais

O magistrado que suspendeu a determinação considerou que "cabe ao Poder Executivo a tomada de decisões estratégicas para o combate à pandemia da covid-19 e para a eventual retomada das atividade econômicas, reservando-se ao Poder Judiciário o exercício do controle jurisdicional, a posteriori, da política pública adotada, quando demonstrada a ocorrência de ilegalidade ou inconstitucionalidade na sua confecção e/ou execução em face do quadro fático existente."


Abre e fecha do comércio
Desde o início da pandemia, o Executivo local e o Judiciário travam embates e discordam sobre as medidas de combate. A retomada das atividades econômicas no DF passou por um abre e fecha na última semana devido à discordância entre os poderes. 

Ibaneis havia decretado a reabertura do comércio assim como academias e escolas. Uma liminar o proibiu de realizar a retomada, porém Ibaneis recorreu da decisão e retomou  o poder de decião nessa questão. 
 
Lockdown em Ceilândia e Sol Nascente
Apesar da reabertura no DF, Ibaneis decretou lockdown nas regiões administrativas de Ceilândia e Sol Nascente devido ao aumento de casos nos locais.  Por enquanto, apenas serviços essenciais podem funcionar. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags