Cidades

TCDF suspende contratações da Secretaria de Saúde do DF

Entre eles, o contrato de gestão do hospital de campanha a ser instalado no Centro Penitenciário da Papuda

Correio Braziliense
postado em 16/07/2020 21:46
Hospital de campanha da Papuda era para ser liberado em maioO Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) suspendeu, temporariamente, duas contratações da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), dentro de medidas que surgiram no contexto da pandemia do novo coronavírus. 

Atendendo a uma solicitação do Ministério Público de Contas (MPC), a Corte determinou, nesta quarta-feira (15/7), a suspensão do contrato que concede a gestão do hospital de campanha a ser instalado no Centro Penitenciário da Papuda à iniciativa privada. Em junho, o MPC questionou o modelo de gestão escolhido pelo Governo do Distrito Federal (GDF). 

Ainda de acordo com a decisão do Tribunal, a pasta deve encaminhar as justificativas para a instalação de uma unidade de saúde exclusiva para o Sistema Penitenciário, bem como a quantidade de leitos planejada e o custo-benefício da realização do empreendimento. 

Com 40 leitos — 30 de retaguarda e 10 com suporte respiratório —, o hospital de campanha da Papuda era para ser liberado em maio, tendo em vista, sobretudo, o período de maior disseminação do vírus dentro do centro penitenciário. Ao todo, o investimento foi de R$ 5,1 milhões, mas ainda não foi entregue à comunidade.  

Centro médico

Na sessão de quarta-feira, o TCDF também suspendeu o pagamento da empresa responsável pela instalação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e leitos de enfermaria, além da prestação de serviços de manutenção predial para equipar o Centro Médico da Polícia Militar do DF. 

A Secretaria de Saúde tem dez dias para se manifestar a respeito das irregularidades apontadas no processo. Nele, alega-se a ausência injustificada, no projeto básico de exigências, de qualificação econômico-financeira, fiscal, jurídica e trabalhista, ou de justificativas que autorizassem as excepcionalidades. 

"Há um grande risco em curso, e que envolve a toda a população do DF, decorrente da demora na conclusão exitosa da contratação em tela, uma vez que no processo anterior fora selecionada uma empresa que não dispunha de condições financeiras para a prestação dos serviços. Ressalta que a Secretaria de Saúde deveria 'incrementar' ou 'ao menos manter' as exigências previstas na Dispensa de Licitação anterior, e não reduzi-las e, 'basicamente', colocar à disposição de qualquer um a assunção de um contrato, de dezenas de milhões de reais, com o risco de, novamente, não conseguir executar”, pontua o documento do Tribunal. 

Anunciado em março, o Centro Médico deve atender militares, mas também reforçar o atendimento à população em geral. Ao todo, são 106 leitos destinados a pacientes com o novo coronavírus. 

A Secretaria de Saúde informou que ainda não foi notificada e "ressalta que nenhuma empresa foi contratada até o momento para administrar leitos no Hospital de Campanha da Papuda".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags