Cidades

Todo poder à viola!

Projeto que reúne acervo de entrevistas e documentários com violeiros de todo o Distrito Federal tem apresentações especiais no YouTube

Correio Braziliense
postado em 17/07/2020 04:09
Carol Carneiro








No início do mês, foi lançado o projeto virtual Viola Central, que conta com acervo composto por 21 entrevistas com músicos, violeiros e construtores de instrumentos do Distrito Federal disponível em camaraclara.org.br/violacentral. Para celebrar a estreia, de 20 a 24 de julho, o canal Câmara Clara no YouTube fará cinco transmissões ao vivo com a participação da equipe e dos convidados por meio do chat.

O Viola Central é uma produção do grupo formado por Sara de Melo, Domingos de Salvi, Tati Costa e Daniel Choma. Eles percorreram mais de 2 mil quilômetros entre idas e vindas pelas cidades  do Distrito Federal e Entorno em busca do material. O projeto Viola Central foi produzido por artistas e pesquisadores colaboradores dos institutos Câmara Clara e Voamundo, viabilizado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Dentre os violeiros que participaram do projeto, está Pedro Vaz, professor da Escola de Música de Brasília (EMB) e morador do Plano Piloto. Para ele, o Viola Central permite que os violeiros se insiram em novos espaços. “Esse projeto tem uma importância gigante, porque registra muita coisa do que está sendo feito. Tanto de pessoas jovens, quanto do pessoal mais tradicional, pesquisadores… Então o projeto traça um panorama muito grande. Os temas levantados são muito pertinentes. É um legado histórico, da memória e da cultura do DF”, explica Pedro.

Diretor de pesquisa musical, Domingos de Salvi destaca que o material é importante para ressaltar a diversidade cultural da região. “No DF, a gente tem a viola que é totalmente ligada à tradição e a viola que é muito urbana, que interage com a música contemporânea, com linguagens musicais que advêm de outros universos sonoros. Isso ressalta a diversidade cultural que existe na capital e como toda essa sonoridade convive harmoniosamente”, acrescenta Domingos.

As entrevistas foram gravadas em lugares escolhidos pelos próprios violeiros, e também em outros espaços ligados à cultura das cidades. O compositor Marcello Linhos, violeiro há 15 anos e um dos entrevistados para o projeto, conta que ficou muito feliz ao receber o convite e poder falar sobre a música, com violeiros de trajetória já estabelecida. A emoção foi grande ao falar sobre o local escolhido, a casa dos tios, no meio do Cerrado. “É um lugar que me levava de volta à minha infância, é o lugar que me inspirou para as minhas músicas, é o Cerrado que me vinha na memória para eu compor”, relata o músico.

Os encontros geraram mais de 40 horas de material audiovisual, que foi editado para versões em texto, em vídeos, como também em áudios. Nos próximos anos o projeto continuará com a participação de novos entrevistados. Dessa forma, incluindo, pouco a pouco, novos nomes dessa cadeia criativa. “É um bom registro, eles capricharam bastante, foram bem-cuidadosos na lapidação”, diz Carol Carneiro, violeira e compositora que morou alguns anos em Recife, mas nascida e hoje residente do DF.

Fora a versão virtual, foram produzidos 500 exemplares nos formatos de livro e DVD, que serão distribuídos gratuitamente para instituições culturais e de ensino, como também para os colaboradores do projeto. Para os interessados, a solicitação pode ser feita por meio do email contato@camaraclara.org.br.

*Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira


Gente de casa

Na primeira etapa do projeto Viola Central foram entrevistados os violeiros e violeiras residentes no DF: Aparício Ribeiro, Cacai Nunes, Carol Carneiro, Chico de Assis, Donzílio Luiz, Ivo Amancio, Joaquim de Felipe, Zé Moacir, Zé Mulato, Cassiano, João Pedro da Silva e Alexandre Silva (Advogado e Engenheiro), João Santana, Manoel Araújo de Souza (Zitão), Marcos Maciel, Marcos Mesquita e Vitor Mesquita (Duo Viola Progressiva), Marcello Linhos, Messias de Oliveira, Dyego Violeiro, Pedro Vaz, Valdenor de Almeida, Volmi Batista da Silva, Roberto Corrêa.


Programe-se
Confira a programação de julho no canal Câmara Clara (YouTube), sempre às 20h:
Dia 20: Vocação violeira
Dia 21: Memória requinta
Dia 22: Me responda, cantador
Dia 23: Ser ou não ser caipira
Dia 24: Flor do Cerrado

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags