Cidades

Foragido desde 2006, homem é preso por homicídio em boate de Brasília

O condenado é um dos envolvimentos no espancamento que resultou na morte do promotor de eventos Ivan Rodrigo da Costa, conhecido como Neneco

Correio Braziliense
postado em 19/07/2020 10:47
Vitima de espancamento no estacionamento da Fashion Club, Ivan Rodrigo da Costa
Um homem condenado por homicídio e foragido desde 2006 foi preso pela Polícia Militar na madrugada do último sábado (18/7). Ele é um dos envolvidos no espancamento do promotor de eventos Ivan Rodrigo da Costa, conhecido como Neneco, em 21 de agosto de 2006, na saída de uma boate. A vítima morreu após nove dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Por volta das 2h de sábado (18/7), o preso foi visto em um carro, com mais duas pessoas na quadra 1205, do Cruzeiro Novo. Ao abordar o grupo, militares do Grupo Tático Operacional 7º Batalhão (Gtop 27) descobriram o mandado de prisão em aberto.

O foragido, com uma pena de 18 anos e seis meses a ser cumprida, foi encaminhado para 5ª Delegacia de Polícia. 

Entenda o caso 

Amigos e familiares de Ivan Rodrigo da Costa (Neneco), morto apos ter sido espancado no estacionamento da boate Fashion Club, durante Manifestação pela PazEm agosto de 2006, Neneco saiu com a namorada e o amigo Luiz Alberto para a comemoração de aniversário na boate Fashion Clube. Ao saírem da casa noturna, o trio teve de trocar o pneu do carro, que estava vazio. Segundo testemunhas, eles foram surpreendidos pelo carro de Fernando Lacraia, que vinha de ré rapidamente em direção a eles. Para alertar o perigo de colisão, Luiz Alberto teria dado um toque no vidro do carro em que se encontravam os acusados. Dois deles teriam descido do veículo para tirar satisfação.

Segundo a acusação, Lacraia teria desferido uma série de golpes nas costas de Luiz Alberto. Quando ele tentou fugir, o suspeito deu vários socos na cabeça, no ouvido e na nuca de Luiz, até derrubá-lo. Enquanto isso, os outros suspeitos saíram do carro e começaram a espancar Neneco, atingindo-o principalmente na cabeça e no peito, de acordo com a denúncia.

A promotoria afirma que os suspeitos continuaram o ataque contra Neneco mesmo caído e desmaiado, sem condições de reagir. Pessoas que passavam pelo local chamaram a polícia e o Corpo de Bombeiros, e gritavam para que os suspeitos parassem com o ataque.

Neneco foi hospitalizado, passou por diversas cirurgias e, após nove dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), faleceu. Segundo a denúncia, os suspeitos eram capoeiristas e profissionais de lutas, alguns até professores. 

Condenações 

Em agosto de 2013, a Justiça do Distrito Federal condenou a 19 anos e 9 meses de prisão os acusados pela morte de Ivan Rodrigo da Costa, o Neneco. Alexandre Pedro do Nascimento, Edson de Almeida Teles Júnior, Fernando Marques Róbias - vulgo Lacraia -, Francisco Edilson Rodrigues de Sousa Júnior e Thiago Martins de Castro foram condenados por homicídio qualificado por motivo fútil, praticado por meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.

Fernando e Francisco tiveram a pena reduzida para 18 anos e 6 meses pela confissão e por atenuantes. Já para Alexandre, a pena foi reduzida para 18 anos e 9 meses de prisão. Thiago Martins foi julgado separadamente em 2007, pois teve o processo desmembrado em virtude de outra condenação penal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags