Cidades

Ação do Detran-DF conscientiza população sobre álcool no trânsito

Agentes orientaram a população, sobretudo pedestres, quanto aos riscos de fazer travessias após ingerir bebidas alcóolicas

Correio Braziliense
postado em 19/07/2020 13:50
Ação de conscientização do Detran/DF na W3 O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou ações educativas com pedestres  e ciclistas durante o fechamento W3, na manhã desta domingo (19/7). O objetivo da atividade foi conscientizar a população sobre os riscos de misturar álcool e volante.

Segundo o diretor de educação de trânsito do Detran-DF, Marcelo Granja, as estatísticas de trânsito apontam que cerca de 25% dos pedestres que morreram nas ruas ou estradas do Distrito Federal estavam sob efeito de álcool. "Claro que o risco maior é com o motorista, porque ele está conduzindo uma máquina. Mas o pedestre tem que saber que, sob efeito de álcool, ele também coloca a própria vida em risco, principalmente ao fazer uma travessia", alerta. "Ele não vê onde está a faixa, ou pode entrar numa rodovia de velocidade mais elevada, de repente."

A abordagem reforçou a importância do pedestre fazer a travessia apenas na faixa. Algumas simulações lúdicas foram feitas, para ensinar, especialmente as crianças, sobre o procedimento seguro de travessia.


Pedestres mortos no DF

O número de acidentes fatais está em queda no Distrito Federal desde o mês de fevereiro. Na comparação do primeiro semestre, a queda foi de 41,72%. Nos seis primeiros meses de 2020 foram 81 acidentes fatais contra 139 em 2019.

Os dados mostram que entre as fatalidades, 24 eram pedestres. O número é 20% menor que as vítimas no primeiro semestre do ano passado. 

Segundo Karina Alves Faria, Gerente de Estatística de Trânsito do Detran-DF, as pessoas atropeladas estavam fora da faixa de pedestres, o que mostra que os condutores continuam conscientes e respeitando a sinalização.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags